fbpx
55content-branco 2

As empresas mais influentes na mobilidade urbana do Brasil

pista com carros

PUBLICIDADE

O Mobilidade Estadão fez um levantamento das 100 empresas mais influentes na mobilidade urbana do Brasil, buscando identificar boas estratégias que contribuam para o progresso do setor no País.

Mobilidade Urbana é a condição de deslocamento de pessoas e bens em uma cidade. É um sistema fundamental que qualquer ambiente urbano deve desenvolver para funcionar.

Indo além de um ponto de vista logístico, ela tem um impacto muito grande na economia. Afinal, seu desenvolvimento está diretamente ligado às atividades econômicas e à geração de renda.

Em linhas gerais, quanto melhor for o sistema de mobilidade urbana de uma cidade, mais fácil será para que um cidadão seja produtivo. Ou seja, que ele chegue ao seu trabalho e gere retorno financeiro para a sociedade.

Porém, existe outra característica que não pode ser deixada de lado ao debatermos a importância do desenvolvimento da mobilidade: a melhoria da qualidade de vida da população.

Construir uma boa estrutura de deslocamento urbano é facilitar o acesso das pessoas a serviços, bens, lazer e muito mais. Nesse sentido, desenvolver a mobilidade é um caminho para a redução da desigualdade e melhoria geral no padrão de vida.

Cada vez mais empresas investem nesse mercado que se mostra grande em importância e rico em oportunidades. Em um país de dimensões continentais, como é o Brasil, existe espaço para incontáveis negócios no setor, além de um teto quase que inalcançável para inovação.

Nosso país enfrenta conhecidos problemas estruturais em sua mobilidade urbana: Seja na carência de transporte público de qualidade, no desequilíbrio do uso territorial ou em diversos outros fatores, o fato é que ainda há muito a se crescer.

Claro, essas questões não são exclusivas ao Brasil. Justamente por isso, é esperado um crescimento de cerca de 75% no mercado mundial da mobilidade, saindo de 14,9 trilhões de dólares em 2017 para 26,6 trilhões de dólares em 2030. Os dados são do Oliver Wyman Forum.

Por isso, é importante ficar de olho nas empresas que puxam a fila desse crescimento.

Mobilidade Estadão

O Jornal Estado de São Paulo, mais conhecido como Estadão, listou as 100 empresas mais influentes na mobilidade urbana do Brasil em 2021.

A votação aconteceu no Mobilidade Estadão , o portal exclusivo do Estadão que aborda diversos acontecimentos do setor.

A coluna do jornal também promove eventos relacionados ao tema. Um deles, o Summit Mobilidade Urbana é o maior e mais relevante congresso do setor no país.

Nele são discutidos importantes questões sobre a mobilidade urbana, debatendo inovações, projetos, negócios e tecnologia com especialistas do Brasil e do mundo. Na edição de 2021, que teve cobertura diária da Machine, o tema central foi: Transição para uma nova cidade.

Critérios da escolha

A escolha foi feita por 30 jurados selecionados, especialistas em diversos campos de conhecimento que dialogam com a área, que possuem experiência prática no setor da mobilidade urbana.

Eles foram responsáveis por filtrar, dentre as 268 companhias pré-selecionadas as mais representativas do segmento. A escolha foi baseada em três critérios:

  • Inovação;
  • Ações positivas na pandemia;
  • ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa – avaliação da consciência coletiva de uma empresa para fatores sociais e ambientais).

Baseados nesses aspectos foram analisadas empresas dos mais diversos setores, desde que desenvolvessem algum projeto que gere impacto positivo no ir e vir das cidades. Por exemplo, como veremos adiante, o Itaú, mesmo sendo do setor bancário, entrou na lista graças ao seu projeto que disponibiliza bicicletas nas cidades, o ‘Bike Itaú’.

“No amplo universo da mobilidade, aparecem negócios de todos os tipos: centenárias fabricantes de veículos, incluindo os micromodais, startups diversas, companhias de sistemas de transporte público de massa, transporte particular, mobilidade elétrica, seguradoras, consultorias, empresas ligadas à infraestrutura, entre outras.”

Mobilidade Estadão

Com isso em mente, foram desenvolvidas 8 categorias buscando abranger todo o ecossistema da mobilidade urbana.

  • Fabricantes e operadores de motos;
  • Fabricantes e operadores de bicicletas;
  • Tecnologias e operadores de compartilhamento;
  • Tecnologia e inovação para mobilidade;
  • Consultorias;
  • Fabricantes e operadores de veículos;
  • Fabricantes e operadores de caminhões;
  • Fabricantes de operadores de transporte público.

As 100 empresas mais influentes na mobilidade urbana do Brasil

As empresas foram ordenadas apenas por ordem alfabética, ou seja, não há um ranqueamento definindo importância dentre as selecionadas.

Lista com as 100 empresas mais influentes na mobilidade urbana do Brasil
Fonte: Mobilidade Estadão/Reprodução

É interessante destacar que das 100 empresas, 61 são nascidas em solo brasileiro, mostrando a força desse mercado internamente.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE