O Plano Top da Machine permite a abertura de filiais ou franquias de apps que utilizam nossa tecnologia.
Sempre que um negócio se consolida em alguma localidade, os gestores começam a avaliar se não é hora de expandi-lo.
Aqui na Machine, muitos dos nossos clientes optam pela abertura de filiais ou franquias dos seus aplicativos de transporte ou entregas.
Mas, é sempre bom lembrar das 7 Leis de Sucesso dos aplicativo antes de tomar essa decisão.
Especificamente da Lei da Expansão.
Ela diz que o crescimento do seu aplicativo de transporte — ou de entregas — deve ser feito de forma bem realista, com o pé no chão, focando primeiro na consolidação da sua matriz.
No entanto, é claro que chega a hora de expandir. E, quando isso acontece, é importante que a sua plataforma dê conta.
Por isso, na Machine trabalhamos para que nossos clientes possam ver seus aplicativos crescendo por todo Brasil.
Hoje, vamos ver como abrir uma franquia ou filial do seu aplicativo com nossa plataforma.
Franquia e Filial vs Adição de cidades
Se você já é cliente da Machine, sabe que ao adquirir a nossa plataforma, sua empresa ganha licença para atuar em todos os bairros do município da matriz.
No entanto, também é possível fazer adição de cidades, caso seu app queira atender os municípios ao redor da matriz.
Esse processo é feito diretamente com nosso time comercial ou de suporte.
No caso da adição de cidades, você apenas aumenta a abrangência do seu aplicativo, ou seja, ainda é a atuação da sua matriz. E é ela que vai definir as tarifas e cupons.
Pegando o exemplo dessa empresa fictícia no Rio de Janeiro, o gestor do app pode entender que é interessante para ele expandir a atuação para municípios próximos, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo.
Nesse caso, ele não precisa expandir via franquia ou filial. Uma adição de cidade já basta.
Assim, todas as configurações serão aplicadas para esses locais, ou seja, mesmo preço e mesmo cupom de desconto.
Agora, vamos falar diretamente da abertura de franquias ou filiais da nossa plataforma.
Filiais e franquias dos apps gerados pela Machine
Vamos pegar agora um outro exemplo?
Sua empresa de entregas atende uma grande rede de restaurantes em São Paulo.
Certo dia, a dona destes restaurantes te chama para uma conversa. Ela revela que está com planos ambiciosos de abrir três restaurantes em BH.
Ela gostaria muito de contar com as entregas da sua empresa.
Porém, você não tem operação estruturada em BH.
Mas é uma grande oportunidade. Afinal, você já iniciaria com um grande cliente na sua carteira, além de ser uma bela chance de expandir seu negócio.
Nesse caso, abrir uma filial ou franquia da sua empresa é a melhor opção.
Afinal, a grande diferença desse modelo para o adicional de cidades é que nele há uma plataforma própria, em que o gestor consegue definir tarifas e descontos específicos para cada cidade.
Dessa forma, ao abrir uma franquia ou filial em BH, o gestor consegue entender as especificidades e adaptar o modelo do negócio à cidade.
Qual a diferença entre franquia e filial?
Na franquia, um empreendedor terceiro adquire o direito sobre o uso da marca do estabelecimento. Já na filial, é a própria sede que administra o negócio.
Mas, para exemplificar, vamos retomar o caso da empresa de entregas de São Paulo.
Caso o gestor dessa empresa queira expandir via franquia, ele vai oferecer a sua marca para um outro empreendedor.
Esse empreendedor, chamado de franqueado, deverá ser o responsável pela empresa em BH.
Geralmente, a matriz impõe algumas condições prévias para esse franqueado, como ter experiência na área ou ter exercido um cargo de gestão.
Na assinatura do contrato, o franqueado paga um valor fixo conhecido como Taxa de Franquia.
Mensalmente, ele vai transferir para a matriz os royalties e, em muitos casos, a taxa de propaganda, que é um valor usado pela empresa para fortalecer a marca por meio de publicidade.
Tudo isso é definido em contrato, mas repare que na expansão por meio de franquias, o franqueador ou dono do negócio, vai transferir as responsabilidades do dia a dia da empresa para o franqueado, como limpeza da sede, contratação de funcionários e etc.
No caso da expansão via filial, o gestor da empresa de entregas iria até BH, contrataria os funcionários, acharia uma sede e definiria um gestor contratado pela matriz para gerir o negócio.
Ou seja, grosseiramente falando, é a matriz, só que em outra cidade.
Para os aplicativos gerados com a Machine, essa escolha é 100% do gestor do negócio e, para a nossa plataforma, nada interfere.
O que vamos oferecer para o responsável por esse novo local de atuação, é a plataforma, semelhante a da matriz, onde ele vai definir as tarifas e os cupons de desconto.
O aplicativo será o mesmo, ou seja, tanto o entregador quanto o cliente que desejam utilizar o serviço, vão baixar o mesmo app em São Paulo e BH.
Então, se você entende que chegou a hora de expandir a sua empresa de transporte ou entregas, entre em contato com a nossa equipe e conheça as condições para criar franquias ou filiais com a Machine.