O logo é a cara da sua empresa! Por isso, nada de economizar e colocar qualquer um para fazer o rosto do seu negócio.
Publicado em 15/08/2018 – Atualizado em 18/04/2022
Desenho, arte, logomarca, que os nossos designers não me escute, mas a logo do seu aplicativo vai ser chamada de muitas formas.
E tá tudo tudo bem!
O que não está nada bem é você pegar uma imagem pronta da internet, deixar a sua logo na mão de um amador ou não registrá-la no site do Inpi.
Na hora de criar o seu aplicativo, um dos primeiros desafios que você vai ter, é a criação da logo.
Nesse momento, eu percebo que algumas pessoas acabam querendo encurtar o caminho.
Pegam uma imagem pronta na internet ou pedem para um sobrinho fazer aquela “artezinha” legal.
Bem, a não ser que você seja tio do Alex ou da Cris da nossa equipe de design, eu te aconselho a não ir por esse caminho.
Não economize
Nossa primeira dica aqui é: não economize na hora de fazer a sua logo.
Eu não estou falando para você gastar milhões para contratar o maior designer ou a melhor agência da sua cidade.
Mas busque por um profissional. Alguém que tenha feito um trabalho que você admira ou até mesmo indicado por outros empreendedores da sua região.
É possível encontrar um profissional através de alguns sites, como We do logos, Behance e a 99 freelas.

Assim que você escolher o profissional que vai fazer a logo da sua empresa, vocês dois vão precisar se reunir e você vai passar algumas informações para ele.
Como as cores que pensou para o aplicativo, o slogan, caso você tenha e, é claro, o nome da sua empresa.
Se você ainda não viu nosso material sobre como pensar no nome do seu aplicativo, é só clicar aqui.
O que mais é importante você passar para o seu designer?
A área de atuação do aplicativo, o ramo da empresa e que tipo de público você quer atrair.
Também é importante que você fale quais os valores e missão que a empresa carrega e qual a personalidade dela, ou seja, é mais formal ou mais descontraída.
Para finalizar, conte para seu designer se a logo será usada apenas digitalmente ou impressa também, para panfletos e banners, por exemplo.
Ah, e você pode passar algumas inspirações gráficas ou de outras marcas que queira compartilhar.
Metodologia do profissional
Cada profissional tem sua metodologia para criação, mas que seguem umas etapas básicas:
A pesquisa, que envolve essa conversa que ele vai ter com você e o estudo sobre o mercado.
A criação, que é o momento em que ele vai deixar a imaginação bem livre para rascunhar.
A produção, que é a fase mais crítica e técnica para montagem da marca.
E, por fim, a finalização, que é a parte final com as diversas versões, formatos e exportações para visualizar a marca.
É importante falar que, geralmente, o designer coloca no escopo do projeto um limite de alterações, ou seja, a partir de uma determinada quantidade de vezes que você pede para alterar alguma coisa, ele pode te cobrar por isso.
Ao final do projeto, é importante que a sua logo se destaque frente a outras marcas, gere identificação do cliente, tenha uma identidade própria, credibilidade e represente os valores e a cultura da marca.
Quanto custa para criar uma logo para o meu aplicativo?
O preço para a criação da logo pode variar bastante de acordo com a região e o profissional. Então, você pode separar de 500 a 5000 reais para investir na criação da sua identidade visual.
Ah, e não esqueça de registrar a sua marca no site do Inpi. Para isso, consulte seu advogado, que ele vai facilitar para você este processo burocrático.
Bem espero que você tenha gostado e até um próximo conteúdo.