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terça-feira, novembro 28, 2023

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A importância dos motoristas no sucesso dos apps de transporte

Os motoristas ficaram insatisfeitos com a Uber e começaram a buscar outras alternativas. Essa iniciativa explica a importância do apoio dos motoristas no sucesso dos apps de transporte.

Altas taxas, insegurança, longas jornadas de trabalho. Esses são alguns dos motivos que deixam os motoristas Uber e 99 insatisfeitos e fazem com que eles procurem novas opções. Muitos desistem da profissão, mas muitos persistem buscando melhores condições.

Assim, muitos motoristas se juntaram e fundaram aplicativos de transporte regionais ou compraram a ideia de empresários e passaram a dirigir para esses aplicativos.

A importância do apoio dos motoristas

Se você tem seu próprio app de transporte ou está pensando em criar um, já percebeu que existem dificuldades no começo do negócio. Contudo, muitas delas podem ser solucionadas com o apoio dos motoristas.

O engajamento deles é fundamental em todas as etapas do processo. 

Decisão

A decisão de criar um app não acontece da noite para o dia. Além da viabilidade de mercado e de orçamento, é fundamental que você tenha seu grupo de motoristas.

Ter um grupo grande engajado é bem difícil, não é mesmo? Por isso é importante fazer esse trabalho contínuo. Uma das maneiras de realizar esse trabalho é através de grupos de WhatsApp.

O motorista de aplicativo e youtuber, Thiago Lima, diz que os grupos do aplicativo viraram um instrumento de trabalho. 

“Eu tenho um grupo para cada estado, todos criados por mim. Só aqui em São Paulo eu tenho quatro, um só para mulheres, um só de youtubers, um grupo Brasil e alguns grupos de cidades específicas. Devo ter uns 55 grupos criados por mim e os que eu faço parte são uns 100.”

Nos grupos é possível conversar sobre tudo, inclusive sobre outras opções frente à Uber. Thiago observa essa tendência nos grupos que participa.

“Em vários grupos que eu participo os motoristas contrataram o serviço [da Machine] e criaram os aplicativos deles. Têm muitas coisas que são criadas lá, como associações, sindicatos e centros automotivos. Muitos bons negócios saem dos grupos.”

Marketing

Depois de formar seu grupo e criar seu aplicativo, o seu trabalho e de seus motoristas está longe de terminar. Afinal, você precisa conseguir o mais importante: corridas.

E nessa etapa o comprometimento dos motoristas é, novamente, fundamental. Eles são seu marketing direto. 

Um dos nossos clientes de sucesso, o Life Mob, também começou com um grupo de motoristas e viu neles os seus maiores influenciadores. 

“Acreditamos que o marketing principal é o corpo a corpo com exposições de pontos de vista positivos da nossa plataforma”, contou João Paulo, um dos fundadores do app.

Outro exemplo é o Me Leva Agora. Também criado por motoristas, eles tiveram participação fundamental na divulgação e sucesso do app.

“O nosso marketing sempre foi nós mesmos. Logo, a gente pegava o nosso cartãozinho enquanto trabalhávamos para outros aplicativos e entregávamos para os clientes. E o cartão tinha um QR Code”, contou Harlem Araújo, um dos gestores.

Assim, os motoristas entregavam este cartão, falavam sobre a plataforma e conseguiam que os passageiros baixassem o Me Leva Agora ainda dentro do carro.

Sucesso

Depois de tornar seu aplicativo conhecido, a função dos motoristas não se restringe apenas a dirigir. Lembre-se: eles saíram dos outros apps por estarem insatisfeitos, então é fundamental que você os fidelize.

Mantê-los engajados e satisfeitos precisa ser o seu diferencial. Eles precisam ser convencidos diariamente que permanecer no seu app é a melhor escolha.

Por isso, aqui vão três dicas para manter seus motoristas engajados e dando o retorno financeiro sempre em dia.

Não cobre taxas e sim mensalidade

Substitua as taxas nas corridas por uma mensalidade única no mês. Dessa forma, o motorista verá que seu trabalho de fato será recompensado.

Os números mostraram que muitos motoristas de apps regionais em um dia de trabalho já pagam a mensalidade. O resto é tudo deles.

Premie os motoristas mais fiéis

Ofereça prêmios para os motoristas que realizarem mais corridas em um determinado período de tempo.

Crie metas desafiadoras, mas não impossíveis. Dessa forma, eles ficarão logados no seu app por muito tempo, realizando mais corridas e ficarão contentes ganhando os prêmios.

Ofereça descontos em estabelecimentos

Uma possibilidade também é oferecer aos seus motoristas descontos em estabelecimentos parceiros da sua cidade. Aliás, essa é uma excelente vantagem de um app regional.

Estando na cidade, você terá um contato mais próximo com os empresários da região e pode realizar parcerias com postos de gasolinas, lojas de manutenção de veículos e muito mais.

Bom, ficou claro a importância do apoio dos motoristas para o sucesso dos aplicativos de transporte regionais. Diferente de apps globais, eles valorizam motoristas e passageiros igualmente, levando em conta as especificidades de cada região do país.

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