Wagner Mira é pré-candidato a vereador em cidade de Santa Catarina.
Wagner Mira iniciou a sua atividade como motorista de aplicativo há mais de 5 anos, após perder sua principal fonte de renda. Pensando em sua vontade de não voltar para o regime CLT, ele utilizou seu próprio carro para entrar no mundo das corridas.
O motorista que já era interessado em política, decidiu mergulhar de cabeça na nova jornada: “Como eu já gostava um pouco de estar no meio da política, de correr atrás das coisas e tentar fazer acontecer, fui convidado a participar de um grupo junto com uma associação. Na época, o prefeito queria barrar os motoristas de aplicativo, isso foi bem no início, em 2017 para 2018, e criou uma lei que ia inviabilizar o trabalho dos motoristas de aplicativo, semelhante a essa regulamentação federal”.
Mas o pré-candidato afirma que, com muito esforço e união dos motoristas, marcaram reuniões com o prefeito e com o presidente da Câmara, e conseguiram barrar esse projeto em 2018, na sua cidade, Joinville. Conheça mais os projetos de Wagner Mira para vereador:
Como surgiu o convite para entrar na política?
Eu fui candidato em 2020, ano em que fui convidado pelo partido após muitos trabalhos voluntários que sempre fiz para a classe dos motoristas de aplicativos. Na época, tínhamos um embate no município devido a uma lei municipal que nos impedia de trabalhar. Com muito trabalho, diálogo e a ajuda de uma outra associação, conseguimos barrar o projeto de lei.
E o que pesou para aceitar ser pré-candidato a vereador?
Tenho certeza que, pelos trabalhos que desenvolvo em minha cidade como Diretor Regional dos motoristas de aplicativos, onde conseguimos vagas de embarque/desembarque por toda a cidade. Agora, com o apoio da prefeitura, protocolamos no departamento de trânsito do município para obter pontos de embarque/desembarque em órgãos públicos da cidade.
Além dos trabalhos sociais que desenvolvo, promovendo o Feirão de Emprego com o apoio de grandes empresas e RHs, sou motorista do caminhão dos bombeiros, sempre em busca de ajudar toda a comunidade joinvilense.
Quais são suas principais propostas, caso eleito vereador?
Minhas propostas para a classe de motoristas incluem lutar pela isenção do IPVA para motoristas de aplicativos e desenvolver uma linha de crédito exclusiva para eles, algo que já estou negociando com o governo do estado. Além disso, pretendo estabelecer mais pontos de descanso para motoristas além da sede da associação, proporcionando mais dignidade para nossa classe no município.
Também é essencial criar leis municipais que favoreçam os motoristas de aplicativos e trabalhar em parceria com a prefeitura para que os transportes públicos possam ser realizados pelos motoristas de aplicativos, gerando mais corridas para eles. Outro objetivo é implementar programas para capacitar motoristas em primeiros socorros e desenvolver um programa de segurança em parceria com a Polícia Militar (PM).
No âmbito dos trabalhos sociais, proponho a criação de um programa de integração junto às empresas de RH e candidatos que estão em busca de empregos, além dos feirões de emprego que já promovemos. Esses programas visam facilitar o acesso ao mercado de trabalho e proporcionar mais oportunidades para a comunidade.
Como motorista dos bombeiros voluntários, já consegui trazer emendas parlamentares no valor de R$300 mil para a construção de uma nova unidade na zona sul do município, visando melhor atender toda a comunidade. Esta unidade não é apenas mais um posto, mas também fortalece a presença das forças de segurança na região. No entanto, devido à burocracia, o valor será destinado somente em 2025. Continuarei lutando por melhorias para os bombeiros e por emendas parlamentares para fortalecer cada vez mais esta corporação que tanto orgulha nosso município.
Além disso, consegui uma emenda parlamentar no valor de R$1.200 milhão para a Polícia Militar, destinada à realização do projeto de ecoterapia. Este projeto ajudará no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com deficiências neurodivergentes, proporcionando um impacto positivo na vida de muitas pessoas da nossa comunidade.
Por qual partido você irá concorrer e como definiria seu posicionamento político?
Sou pré-candidato a vereador pelo partido Progressistas (PP), e meu posicionamento político é de centro-direita.
Atualmente, apenas o vereador Marlon Luz está eleito com a bandeira da representação dos motoristas de aplicativo. Nas últimas eleições, outros motoristas de app tentaram e não conseguiram. O que faz você acreditar que será diferente em 2024?
Justamente porque somente o Marlon nos representa e luta pela nossa classe, a classe percebeu que, se não tiver representantes na política, somos deixados de lado e não nos ouvem como deveriam. Um exemplo é essa lei nacional 12/2024, que só destrói o motorista e pode levar à inoperância de trabalhar com os apps por conta dos grandes custos que hoje já temos, além das taxas das plataformas e agora mais impostos.
Por isso, tenho certeza que os motoristas no Brasil sabem que precisam eleger representantes da classe para não sermos surpreendidos com projetos que só ferem a classe. Muitos não gostam da política, mas precisam entender que precisamos de pessoas boas nessa atuação, porque, quando os bons não governam, acabamos sendo governados pelos maus, o que é um problema para toda sociedade. Hoje a classe percebeu e sentiu na pele a falta de representantes eleitos, e, se tivéssemos mais representatividade além do vereador Marlon, o governo não faria essa lei do jeito que está fazendo.
Quando influenciadores de uma determinada categoria decidem entrar para política, é comum haver críticas de que estariam se aproveitando da influência para fins próprios. Como você responderia a essas críticas?
Eu não sou um influenciador com milhões de seguidores, mas não vejo nenhum mal nisso. É comum surgirem rumores de que alguém está se aproveitando de seus seguidores e fama para entrar em um cargo público. No entanto, os seguidores e a classe precisam verificar se a pessoa realmente esteve sempre engajada nos projetos da classe e se já lutou em outros momentos por ela.
Por exemplo, leis municipais que prejudicam os motoristas, como a do governo federal, devem ser enfrentadas. Em meu município, em 2017, foi aprovada uma lei que extinguiu os motoristas de aplicativos, cobrando R$0,25 por km e exigindo duas vistorias anuais, além das multas. Com muita luta nossa e de outra associação, conseguimos barrar essa lei e criar uma nova, com a ajuda responsável do atual prefeito.
A classe da sua região precisa avaliar se o influenciador tem mérito para representá-la. É essencial que a classe pesquise e verifique se a pessoa merece seu apoio.
Como pretende usar um possível cargo de vereador para modificar a regulamentação federal?
Já tenho trabalhado muito com os deputados federais do meu estado para que essa regulamentação não passe do jeito que está. Ela precisa de adequações que ajudem os motoristas de aplicativos, em vez de nos prejudicar. E é claro que essa regulamentação tem fins arrecadatórios para o governo federal.
Infelizmente, o governo está preso no seu primeiro mandato e não vê que a realidade é outra. O MEI está aí para simplificar e ajudar os empreendedores, que é o que somos, e já temos garantias pagando ele. Então, é nítido que o governo quer excluir o MEI porque a arrecadação é baixa e quer impor um método único para super arrecadar. O motorista, que já ganha pouco, vai ganhar menos ainda.
Como vereador, teremos mais força e acesso aos deputados federais e em Brasília. Se a regulamentação federal passar, poderemos trabalhar em nossos municípios com base na lei matriz e criar alternativas melhores para os motoristas, fazendo com que a lei municipal seja a mais leve possível para os motoristas. Somos motoristas de aplicativos e conhecemos a realidade de rodar horas e horas, finais de semana e feriados. Em contrapartida, os motoristas não têm nada. Com o cargo de vereador, podemos lutar por melhores condições de trabalho no nosso município.
Não acredito que essa regulamentação federal passe do jeito que está. Estamos bem articulados com os deputados, e o Deputado Federal Daniel Agrobom está nos representando muitíssimo bem. Ele tem uma lei, a 536, que é o que queremos e que foi construída por nós, motoristas de aplicativos de todo o Brasil.