Com mais de 20 milhões de downloads, o Gringo centraliza serviços como pagamento de IPVA, consulta de CNH, seguros e crédito.
A equipe do 55content conversou com Juliana Vigoder, Brand & Comms Manager do Gringo, para entender melhor a trajetória e os desafios enfrentados por esse Super App que tem mudado a vida dos motoristas no Brasil. Fundado com o objetivo de simplificar a gestão de documentos e serviços relacionados ao universo automotivo, o Gringo oferece uma solução prática e segura, reunindo diversos serviços em uma única plataforma.
Juliana compartilhou insights sobre os motivadores por trás da criação do app, a visão do Gringo para o mercado, os investimentos feitos para aprimorar a experiência dos usuários e os próximos passos da empresa.
1. Como surgiu a ideia de fundar o Gringo, e quais foram os principais motivadores para criar uma solução voltada à gestão de documentos para motoristas?
Fundado por Rodrigo Colmonero, Juliano Dutra e Caíque Carvalho, o Gringo nasceu em 2019, a partir das necessidades que os empreendedores identificaram na jornada dos motoristas. Experientes e com cases de sucesso em seus segmentos, tinham um desconforto em comum: ainda há trâmites, burocracias e serviços de má qualidade relacionados à documentação automotiva que deixam os motoristas reféns de más decisões e falta de informação.
Após consultar os motoristas para entender o que realmente precisavam, lançaram o aplicativo Gringo em 2020, inicialmente no Estado de São Paulo, com foco no segmento de documentação. Porém, com o objetivo de estar cada vez mais próximo dos motoristas brasileiros, o serviço expandiu sua atuação e hoje está presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Maranhão.
O Gringo foi lançado com o propósito de simplificar a vida dos motoristas brasileiros. Por meio do Super App, que já possui 20 milhões de downloads, os motoristas encontram um jeito simples, seguro, prático e personalizado de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos.
O Super App oferece diversos tipos de serviços e funciona como um ecossistema que busca atender e simplificar, em um só lugar, as diferentes necessidades de quem dirige, como pagar IPVA e licenciamento, consultar a situação de documentos veiculares e CNH, além de contratação de seguro e obtenção de crédito.
2. Como o Gringo enxerga o mercado dos aplicativos de transporte e entregas, e de que maneira o aplicativo busca se posicionar dentro desse nicho tão competitivo?
O Gingo é um Super App que tem como principal objetivo ser o Melhor Amigo do Motorista, ajudando-o a solucionar a maior parte das burocracias que envolvem a documentação do carro e do condutor. Dessa forma, enxergamos os motoristas que atuam por meio dos aplicativos de entrega, como um importante público que pode contar com o com o Gringo para ajudar no cuidado com o veículo, resolver pagamentos, documentação, proteção e até empréstimo.
3. Quais foram os maiores desafios que o Gringo enfrentou para alcançar o público de motoristas de aplicativos, que possui necessidades bastante específicas em relação à gestão de veículos e documentação?
O público do Gringo é o motorista em geral, portanto os serviços oferecidos pelo Super App contemplam e atende a todos os condutores brasileiros.
4. Quais são os principais diferenciais do Gringo em relação a outras soluções disponíveis no mercado?
O Gringo se compromete em criar uma jornada completa para os motoristas, e foi o primeiro e único Super App que se preocupou em estabelecer um relacionamento próximo com o motorista e de grande engajamento.
Essa essência, que prioriza a experiência incrível e o impacto na vida dos milhões de motoristas brasileiros, foi, sem dúvida, o maior valor que levou ao nosso crescimento.
Somos o único Super App que resolve tudo em um único lugar, sem burocracias e sem fila, além de ser 100% seguro.
5. A empresa tem recebido uma série de investimentos nos últimos anos. Quais têm sido os principais destinos destes investimentos?
Investimos fortemente na melhoria e ampliação dos nossos produtos. Aumentamos nossa área de atuação e entregando serviços que garantem economia de tempo e dinheiro para nossos clientes.
6. Quais são os planos futuros do Gringo em termos de novos serviços e produtos? Vocês estão desenvolvendo funcionalidades que possam agregar ainda mais valor para motoristas de aplicativos e entregadores?
Seguiremos nossa estratégia de ajudar o motorista em tudo o que ele precisa e investindo cada vez mais em produtos e funcionalidades que tornem o seu dia a dia mais simples. Fomos pioneiros na criação de um super app para o motorista e hoje somos líderes com mais de 20 milhões de clientes. Atingimos a marca de app mais baixado da história do segmento automotivo.
Para os próximos 3 anos, nosso foco está no desenvolvimento de produtos de crédito, oferta de seguros e em ajudar nossos clientes a comprarem e venderem seus veículos.
7. Poderiam explicar o conceito de SuperApp na visão do Gringo e por que se nomeiam como tal?
Somos um super app porque reunimos em apenas uma plataforma diversos tipos de serviços e conseguimos resolver mais de um problema em um só lugar.
Somos pioneiros na criação de um super app para o motorista e atingimos a marca de app mais baixado da história do mercado automotivo e, hoje, somos líderes com mais de 20 milhões de clientes, chegando a 80% dos motoristas do Brasil.
8. Quais são os principais números da operação da empresa: Faturamento, transações e número de clientes?
Hoje temos mais de 20 milhões de clientes e vamos fechar 2024 com mais de R$ 2 bilhões transacionados no Super App.