Flyp combina fidelização de condutores, pagamentos em lote e incentivos personalizados para aumentar engajamento.
O Flyp, plataforma de gestão integrada, surgiu inicialmente para tratar a questão de fidelidade dos clientes, com o objetivo de engajar os condutores dos aplicativos de transporte.
Zilmio Lucas, CEO da ZL Tecnologia e desenvolvedor do FLYP, explicou que o primeiro produto desenvolvido foi o aplicativo de vantagens, funcionando como um programa de fidelidade: “A cada corrida que o condutor aceita, de acordo com as regras daquela bandeira, daquela central, ele acumula pontos. Esses pontos podem ser trocados por produtos ofertados pela própria central ou por clientes daquela própria central.”
Ele ainda explicou que, no caso do produto de entrega, uma central que atende lanchonetes ou pizzarias, por exemplo, pode permitir que esses clientes ofereçam, dentro do marketplace, a possibilidade de os condutores trocarem pontos por produtos. Ele também destacou que a própria central pode disponibilizar produtos auxiliares, como tanque cheio ou pneus, itens que são frequentemente utilizados no dia a dia dos condutores.
“Com isso, o sistema começou a crescer e fomos criando outros módulos. Hoje, o principal módulo do Flyp, talvez o carro-chefe, é o módulo financeiro. Essa funcionalidade resolve uma dor de várias centrais, tanto de entrega quanto de passageiro, que é a questão dos repasses financeiros.”
Nesse módulo, o Flyp oferece atualmente duas modalidades de operação para as empresas. A primeira, mais comum, é o repasse semanal de pagamentos, modelo utilizado também pelos grandes players do mercado, como o iFood, que realiza pagamentos semanais na área de entregas.
Além disso, o executivo explicou que a empresa disponibiliza a opção de saque diário, um processo automatizado por meio de API. “Tivemos casos de centrais que tiravam um dia inteiro para fazer, sei lá, 800 PIX manuais. Automatizamos isso: com um clique, esses PIX são realizados em lote”, explica.
Explique como funcionam os pagamentos em lote.
O pagamento em lote geralmente é usado quando a central trabalha com repasse semanal. Vou explicar: 98% das empresas de mobilidade fazem fechamento de segunda a domingo e decidem um dia para realizar os pagamentos, manualmente ou com relatórios. Com o Flyp, na segunda-feira à meia-noite, ele cria um lote automaticamente.
Por exemplo, se a central define que pagará na quarta-feira, o sistema verifica todos os condutores com saldo e cria o lote de pagamentos, como um lote de 100 condutores, totalizando R$1.000. Basta dar o start no dia programado, e os pagamentos são efetuados.
Qual o impacto direto do programa de incentivos no faturamento mensal dos motoristas e entregadores?
Nós já levantamos dados sobre isso. No app de vantagens, o condutor pode indicar novos clientes, e isso tem um impacto grande. Por exemplo, a cada comércio indicado, após X entregas, o condutor ganha um bônus.
Há relatos de condutores que usavam outros apps apenas para levantar recursos para abastecer o veículo e, hoje, priorizam o serviço devido a essas vantagens. Mesmo sem dinheiro, podem resgatar pontos por abastecimento ou troca de óleo. Isso tem sido um grande diferencial.
Existe aumento no número de corridas realizadas em regiões específicas ou horários de pico devido às notificações em tempo real?
Sim. Temos um módulo de WhatsApp Marketing para enviar notificações sobre horários de pico, dinâmicas e incentivos. O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação no Brasil, usado por 98% da população.
As notificações vão para o WhatsApp dos condutores e para o chat interno do app da Machine (empresa de tecnologia Software e Apps para Mobilidade e Entrega). Isso faz com que os condutores priorizem a plataforma que está pagando mais ou oferecendo mais incentivos. Além disso, muitos condutores indicam novos clientes, e isso aumenta a demanda automaticamente.
Quais são os métodos de pagamento preferidos pelos motoristas e clientes, e como isso impacta o volume das transações?
No produto de entrega, temos três modalidades: PIX, cartão de crédito e boleto bancário. O PIX é o mais usado, representando 90%. Isso ajuda a reduzir a inadimplência, especialmente em clientes que preferem o pré-pago.
Já no produto de passageiro, o pagamento é escolhido pelo cliente (cartão ou PIX), mas essa funcionalidade já é da Machine. Os repasses para os condutores são 100% via PIX, o que garante maior agilidade e segurança.