fbpx

Uber Eats movimenta US$ 30 bilhões pelo mundo

Uber Eats
Uber Eats

Relatório revela que Pequenas e Médias empresas nos EUA e Canadá relataram aumento de receita e lucratividade graças ao Uber Eats, além de conquistar novos clientes e superar desafios econômicos.

O Uber Eats apresentou resultados do Relatório de Impacto do Comerciante nos EUA e Canadá de 2022 pelo segundo ano consecutivo. Esse relatório é baseado em uma pesquisa direta com os parceiros comerciais em toda a região, refletindo suas principais preocupações e prioridades. Segundo a empresa, o objetivo é compreender como a plataforma pode continuar a servi-los da melhor forma possível, fortalecendo a parceria e impulsionando o crescimento conjunto dos negócios.

No ano de 2022, segundo a Uber, o Uber Eats desempenhou um papel importante na geração de bilhões de dólares em pedidos para restaurantes, mercearias, lojas de bebidas e conveniências locais nos Estados Unidos e Canadá. Isso resultou em entregas para mais de 50 milhões de clientes, enquanto os comerciantes nesses países obtiveram mais de US$ 15 bilhões em vendas por meio da plataforma do Uber Eats.

Os comerciantes parceiros do Uber Eats apontaram que suas principais prioridades são atrair novos clientes e aumentar as vendas. De acordo com a Uber, esses temas são consistentes quando se trata de escolher o Uber Eats como plataforma de entrega. No entanto, neste ano em particular, eles também destacaram os desafios persistentes na retenção de funcionários e relataram que a parceria com o Uber Eats desempenhou um papel crucial no impulsionamento do crescimento de seus negócios diante do atual cenário econômico.

A pesquisa com os comerciantes revelou que mais de 85% deles relatam que o uso do Uber Eats aumentou sua receita desde que se juntaram à plataforma, enquanto mais de 80% afirmaram que seus negócios são mais lucrativos com o Uber Eats do que sem ele. Esse crescimento empresarial se reflete internacionalmente, com mais de 890 mil lojistas ativos no Uber Eats, em mais de 11.000 municípios em 6 continentes. Os pedidos solicitados por meio da plataforma movimentaram diretamente US$ 30 bilhões nas economias locais, atendendo a 125 milhões de clientes em 2022.

Diante desses resultados, segundo a Uber, os comerciantes de PMEs destacaram o Uber Eats como uma parte valiosa do crescimento a longo prazo de seus negócios. De acordo com a pesquisa, 94% dos comerciantes nos Estados Unidos e 96% no Canadá planejam manter a parceria com o Uber Eats daqui a um ano.

Além disso, 91% dos entrevistados nos Estados Unidos e 90% no Canadá esperam que a receita proveniente do Uber Eats permaneça a mesma ou aumente no próximo ano. Em um cenário de desafios financeiros, como a inflação, 70% nos Estados Unidos e 72% no Canadá concordam que o Uber Eats é uma fonte tranquilizadora de negócios e receita, fornecendo estabilidade e segurança em tempos incertos.

Os comerciantes destacam o impacto positivo do Uber Eats na capacidade de seus negócios de lidar com os desafios econômicos atuais. 70% nos Estados Unidos e 67% no Canadá afirmam que a plataforma desempenha um papel crucial no crescimento de seus negócios, permitindo que enfrentem os desafios econômicos de forma mais eficaz.

A pesquisa revelou também que o Uber Eats desempenha um papel fundamental no sucesso das PMEs, auxiliando na geração de receita e lucro mais elevados. Um número de 86% nos EUA e 85% no Canadá relataram que o uso do Uber Eats aumentou sua receita desde que se juntaram à plataforma. Em média, houve um aumento de 10,5% na receita nos EUA e 13,1% no Canadá.

Além disso, 82% nos EUA e 80% no Canadá afirmaram que seus negócios são mais lucrativos graças ao Uber Eats, comparados à situação em que não utilizam a plataforma. Para mais da metade das pequenas e médias empresas nos dois países, o Uber Eats é considerado crucial para o sucesso de seus negócios.

A pesquisa também destacou o papel do Uber Eats na aquisição e crescimento de novos clientes para as PMEs. Cerca de 89% nos EUA e 86% no Canadá relataram que o Uber Eats os ajudou a alcançar novos clientes que, de outra forma, não seriam capazes de alcançar. Além disso, 81% nos EUA e no Canadá concordaram que o Uber Eats oferece opções de entrega que não seriam viáveis internamente, tornando-se um parceiro importante para expandir os negócios.

Confira o relatório completo.

A pesquisa também ressaltou a importância do alcance aos clientes, compensando os custos de entrega e retirada. Nos EUA, 83% dos entrevistados consideram que o custo vale a pena, enquanto no Canadá esse número é de 79%. Além disso, 85% nos EUA e 84% no Canadá concordaram que o Uber Eats permite evitar custos adicionais ou desafios logísticos ao operar entregas internamente.

Picture of Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar