A Magazine Luiza é uma das empresas que mais cresceu nos últimos anos, por isso, investiu pesado em seu sistema de entregas: o Magalu Entregas.
Publicado em 21/09/2020 – Atualizado em 09/06/2021
ATENÇÃO: NÃO SOMOS A MAGAZINE LUIZA. NÃO REALIZAMOS CADASTRO DE ENTREGADORES. ESTE É UM CONTEÚDO INFORMATIVO COM OBJETIVO DE DAR OS CAMINHOS PARA QUEM DESEJA CONHECER O SISTEMA.
Em apenas 4 anos, a Magazine Luiza se valorizou em mais de 1000%.
A empresa é considerada um dos grandes casos de sucesso de companhias que conseguiram realizar sua transformação digital.
Não à toa, no primeiro trimestre de 2020 a Magalu viu seu ecommerce disparar em 73%.
Foi graças ao investimento em tecnologia, aliado à consciência social que a empresa sempre mostrou ter, que a Magazine Luiza é umas das empresas que melhor respondeu à crise do coronavírus.
Sem demitir nenhum funcionário e ampliando seu sistema de parceiros, possibilitando renda extra para diversos lojistas que precisaram fechar as portas, a empresa aumentou em 46% suas vendas, em relação ao mesmo período de 2019.
Com o digital já representando mais de 50% das vendas da varejista, o sistema de entregas ganha importância ainda maior.
E desde 2018, a empresa disponibiliza um serviço exclusivo para parceiros que vendem no marketplace da plataforma: o Magalu Entregas.
O que é o Magalu Entregas?
O Magalu Entregas é o serviço de entregas da Magazine Luiza para os parceiros que vendem pela empresa.
Ele é fruto de um contrato da Magalu com os Correios, que graças a alta demanda, consegue disponibilizar um preço menor para o serviço.
Na prática, ao se cadastrar na modalidade, o vendedor transfere para a empresa a responsabilidade pela entrega, sendo responsável apenas por imprimir a etiqueta do envio, emitir a Nota Fiscal do Produto e levá-la até a agência dos correios ou aguardar pela coleta de um funcionário da empresa.
Isso sem falar da venda, é claro.
No Magalu Entregas, a comissão é cobrada apenas sobre o valor do produto. Afinal, o frete é transferido do cliente direto para a Magazine Luiza, que é quem realiza o serviço.
O cálculo do preço da entrega é feito com base na tabela da Magalu e, em alguns momentos, ela lança promoções de frete grátis, que são avisadas aos vendedores via e-mail.
O serviço também abrange logística reversa, ou seja, a coleta de produtos devolvidos pelo cliente.
Benefícios
Segundo a empresa, os principais benefícios para os vendedores que aderem ao Magalu Entregas são:
- Valor do frete de 10% a 15% mais barato;
- Subsídio para reversão de até 3 pedidos por mês ou 3% dos pedidos totais no mês,
- Responsabilização de relação com o Correios pela Magalu;
- Tracking automático;
- Comissão cobrada somente em cima do produto;
- Possibilidade de frete grátis.
Para Gilmar Theobald, da Academia do Ecommerce, não há motivos para um vendedor não estar inserido no Magalu Entregas.
Regras
A principal regra do serviço é o produto caber nas especificações do Correios, ou seja:
- Pesar até 30 Kg;
- Dimensões de no máximo 100 cm;
- Soma de todos os lados da caixa de no máximo 200 cm;
- Bom índice de reputação e atendimento ao cliente.
Caso o produto do vendedor não esteja dentro das especificações, ele não estará elegível para o Magalu Entregas e será necessário uma transportadora própria.
Como funciona o Magalu Entregas?
Estando dentro das especificações, o vendedor ativa o Magalu Entregas abrindo um ticket no IntegraCommerce, a plataforma da Magazine Luiza.
Também é possível pedir a inclusão do serviço pelo e-mail.
Após isso, a empresa solicita algumas informações ao vendedor:
- Razão Social;
- CNPJ;
- Nome e e-mail do responsável pela assinatura do contrato;
- Código do Centro de Distribuição (nome para identificar o CD);
- Endereço completo do Centro de Distribuição;
- Tempo que o vendedor demora para levar o produto até os Correios.
Em seguida, a Magazine Luiza envia o documento para o vendedor assinar.
Com o documento assinado, a equipe da plataforma configura o serviço na loja virtual e, ao terminar, confirma a inclusão no Magalu Entregas.
Como dicas de boas práticas, a empresa dá alguns conselhos aos vendedores:
- Despachar o pedido dentro do prazo combinado no contrato;
- Não cadastrar produtos que ultrapassem as medidas dos Correios;
- A etiqueta do produto é válida por sete dias após a impressão;
- Em caso de dúvidas, abrir ticket na plataforma.
A empresa explica que o cadastro é feito diretamente no portal do Magalu. E que 24 horas após o preenchimento dos dados, o vendedor já está dentro do sistema.
Eles disponibilizam uma etiqueta para que o vendedor possa colocar em seus produtos e através de uma ferramenta de rastreio, o cliente pode acompanhar o deslocamento do produto.
Recentemente, a empresa também disponibilizou um serviço de coleta em algumas cidades do Brasil, em que a própria equipe Magalu vai até o centro de distribuição do vendedor e recolhe o produto. Para isso, não é necessário pagar mais nada, apenas abrir um chamado no Portal.
A empresa também separa as entregas em dois tipos:
- Full: todos os produtos estão dentro da especificação;
- Híbrido: parte dos produtos estão fora da especificação.
No último caso, os produtos que não estão nas especificações terão os preços calculados através do integrador ou da tabela do Portal Magalu e as entregas são de responsabilidade do vendedor. Por isso, é necessário:
- Emissão de etiquetas próprias;
- Realização do processo de postagem;
- Atualização dos status da entrega.
Como fazer entregas para a Magazine Luiza?

A Magalu Entregas é o sistema da Magazine Luiza, em parceria com os Correios, para melhores condições de entregas dos produtos dos lojistas do Marketplace da empresa. Já a Logbee é a plataforma de entregas adquirida pela Magalu em 2018.
Alguns entregadores interessados em realizar as entregas da Magazine Luiza, acabam confundindo os serviços e achando que precisam se cadastrar no Magalu Entregas.
No entanto, quem deseja realizar as entregas dos produtos da empresa, precisa realizar o cadastro na Logbee.
Atualmente, a plataforma cadastra entregadores nas seguintes cidades:
- Região Sul – Caxias do Sul – RS
- Região Sul – Curitiba – PR
- Região Sul – Itajaí – SC
- Região Sul – Londrina – PR
- Região Sul – Porto Alegre – RS
- Região Sudeste – Belo Horizonte – MG
- Região Sudeste – Campinas – SP
- Região Sudeste – São Paulo – SP
- Região Sudeste – Ribeirão Preto – SP
- Região Nordeste – Fortaleza – CE
- Região Nordeste – Maceió – AL
- Região Nordeste – Recife – PE
- Região Nordeste – Teresina – PI
- Região Centro Oeste – Goiânia – GO
- Região Centro Oeste – Brasília – DF
- Região Centro Oeste – Campo Grande – MS
Para realizar o cadastro é necessário apresentar CNH, RG e documento do veículo.
Se o veículo não for do entregador, é necessário foto do RG e CNH do proprietário.
Caso o entregador seja registrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é necessário informar também o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas.
Também é necessário possuir MEI, mas a Logbee informa que auxilia nesse processo.