fbpx
terça-feira, novembro 28, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeEntregadorComo iniciar um serviço de delivery no meu restaurante?

Como iniciar um serviço de delivery no meu restaurante?

Nunca antes foi tão requisitado que restaurantes oferecessem uma opção de entrega. Por isso, confira como iniciar um serviço de delivery para o seu negócio.

 

Entende-se como ‘hábitos de consumo’ o conjunto de atitudes que formam o perfil do consumidor.

E definitivamente nenhum hábito de consumo passou por tantas mudanças recentemente quanto os ligados à alimentação.

A maneira como a população em geral compra por refeições não é mais a mesma. E o grande crescimento dos serviços de delivery desempenha um importante papel nessa mudança.

Por que preciso ter um delivery no meu restaurante?

Se você ainda está com dúvidas sobre iniciar ou não um serviço de delivery no seu restaurante, fique ligado:

Segundo um estudo da Universidade de São Paulo, entre Março e Abril de 2020, houve um crescimento de 975% em pedidos via delivery no Brasil.

É claro, a necessidade de ficar em casa devido a pandemia de coronavírus influenciou nesse resultado. As entregas deixaram de ser apenas um diferencial, para se tornarem uma necessidade para clientes e restaurantes.

Apesar disso, o delivery já era e vai continuar sendo um tendência muito forte no mercado.

Restaurantes que quiserem ser competitivos e manterem um bom volume de vendas vão precisar contar com alguma forma de disponibilizar entregas para o cliente.

Adriano Loutz, que possui uma rede de restaurantes, afirma que mesmo com o retorno do atendimento presencial, irá manter o delivery como destaque em suas lojas já que “muitos clientes passaram a conhecer esse serviço”. 

Como iniciar um serviço de delivery no meu restaurante?

Já citadas as razões, é hora de entender como de fato iniciar um serviço de delivery no seu restaurante.

Existem três maneiras principais:

  • Ter entregadores próprios.
  • Contar com entregadores de plataforma.
  • Contratar uma empresa especializada.

Entregadores próprios

Essa forma consiste em realizar diretamente a contratação dos motoboys, que passam a atuar como funcionários do restaurante.

Negócios de menor porte costumam recorrer a esse tipo de entregas, já que nesses casos o entregador fica à disposição do restaurante de maneira integral.

Porém, essa não é a maneira mais efetiva de oferecer o delivery. Em dias de fluxo de pedidos menor, você vai estar pagando por um serviço que não está acontecendo, já que o entregador vai receber como qualquer outro funcionário.

Além disso, na maioria dos casos apenas um entregador não vai dar conta de todo o serviço.

Seria necessário uma equipe de entregas, para conseguir suprir as demandas dos clientes, com agilidade e qualidade.

Como os entregadores são funcionários, o gasto para realizar a entrega poderia ser bem alto, ou dependendo do negócio, até mesmo inviável.

Entregadores de plataforma

É difícil encontrar hoje em dia um restaurante que não esteja em alguma plataforma de marketplace de gêneros alimentícios, como iFood, Delivery Much ou Uber Eats.

Essas plataformas disponibilizam aos estabelecimentos a opção de realizarem suas entregas por meio dos entregadores cadastrados em seu sistema.

O iFood, a maior plataforma desse estilo no Brasil, conta um o ‘Plano Entrega’. Em seu site, a empresa informa:

Nesse caso, os restaurantes ficam responsáveis apenas pela produção dos pedidos, sendo a entrega realizada por entregadores independentes cadastrados no iFood. Há uma mensalidade fixa de R$ 130,00 se vender mais de R$ 1.800,00 por mês.

A fatura é composta por 3 itens:
1. Comissão, que nesse plano é de até 23% sobre o valor total de cada pedido.
2. Taxa de transação de acordo com o produto.
3. E o restaurante também pode antecipar seu repasse se quiser, pagando uma taxa.

O iFood leva uma comissão mais alta nesse caso, devido a complexidade do plano para intermediar os restaurantes cadastrados e os parceiros de entrega.

Nesse plano, a taxa de entrega para o cliente é definida pelo iFood, que fica responsável por operar o sistema que conecta os restaurantes, os entregadores e os clientes.

Empresa especializada

A outra opção, é através de uma empresa de entregas.

Contratando uma empresa especializada para realizar suas entregas, o restaurante tem acesso a uma equipe sob demanda para suas necessidades, da mesma forma que teria com os entregadores de plataforma, mas sem precisar ficar preso à taxas.

As empresas de entregas na maioria dos casos podem oferecer flexibilidade na negociação, ficando a critério das partes definir a forma de pagamento.

Além disso, existem serviços de entregas que já possuem integração com as plataformas de marketplace.

No Rio de Janeiro, você pode encontrar empresas de motoboy pelo site MotoboyRJ. Existem também empresas como a Motoboy.com, que já atendem em vários lugares do país.

 

Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias