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Como descobrir o público-alvo do meu negócio?

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De forma simplificada, vamos te ajudar a acabar com essa dúvida tão comum de muitos empreendedores, inclusive entre os mais experientes.

Não leve para o pessoal, você não é o seu produto.

Antes de mais nada, é essencial ter em mente que o fato de gostarmos de algo não significa que automaticamente nosso produto ou serviço agradará a todos.

Ou seja, tudo bem se algumas pessoas não quiserem ou não desejarem o que oferecemos ao mercado, muito pelo contrário, esse é um dos primeiros critérios que devemos levar em consideração na hora de definirmos o nosso público-alvo: a observação de quem realmente consome o que estamos vendendo.

Exemplo prático

Vamos supor que o segmento do seu negócio seja de roupas, principalmente, bermudas, regatas e chinelos. Além de vender online, existe uma loja física num bairro com pessoas das classes C e D e é essa própria vizinhança que costuma comprar seus produtos.

Se alguém for convidado para um casamento, essa pessoa vai procurar a sua loja? Provavelmente não. Quer dizer que seu produto seja ruim? Também não. Isso apenas revela que o público costuma frequentar o seu estabelecimento buscando peças para eventos mais casuais, como praia, churrasco ou para o dia a dia.

Agora você já sabe que isso é uma das características do seu público-alvo: ser casual.

Outro fato que você observou é que a maioria das pessoas que compra ou ganha os produtos da sua loja são homens em torno de 25-40 anos

Foi bem fácil né? Então temos uma boa notícia! Agora você já aprendeu a fazer a segmentação demográfica. Que é onde entendemos algumas coisas como gênero, idade e renda.

Resumindo, o perfil demográfico do público-alvo desse empreendedor é: HOMENS | DE 25-40 ANOS | CLASSES C/D.

Obs: existem outros tipos de segmentação, mas a principal é essa que você acabou de aprender.

“E se eu não quiser esse público, consigo mudar?”

Essa questão é um pouco mais complexa, mas a resposta é otimista: SIM!

Para isso, nós precisamos entender mais sobre o VALOR.

Antes de tudo, é importante entender que VALOR é diferente de PREÇO.

Anota aí:

  • Preço é o quanto o público vai, de fato, pagar pelo produto ou serviço.
  • Valor é a percepção de custo x benefício do cliente.

Ficou meio confuso? Vem entender melhor.

O público em geral têm uma percepção de valor das marcas, ou seja, às vezes o produto é basicamente o mesmo, mas a forma como as pessoas vêem é muuuito diferente. Por exemplo:

Feijão é tudo igual, certo? Os grãos foram plantados, colhidos, embalados e vendidos no mercado da mesma forma. Então por que grande parte dos clientes têm marcas preferidas?

Porque cada empresa se posiciona de um jeito, se comunica e se apresenta de determinada maneira.

Isso faz com que cada marca gere uma percepção de valor e cada uma atinja um alvo, um público. Inclusive, público-alvo em inglês se traduz como target, que significa justamente “alvo”.

Ou seja, para mudar o seu público-alvo, você precisa:

  • Reavaliar o seu produto ou serviço para entender se ele realmente faz sentido para o seu novo target.
  • Mostrar para as pessoas quais são seus diferenciais, o que torna seu produto especial.
  • Criar uma comunicação voltada para as necessidades, apresentando os benefícios.

E só então o negócio começará a atingir novos clientes.

Ah, uma coisa muito importante!

Comodidade é uma das características que aumenta a percepção de valor da sua marca. E receber os produtos em casa, com entregadores de confiança, mais ainda.

Conheça mais sobre o Mr.Frete. O melhor jeito de chegar ao seu cliente.

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