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Associação Brasileira de Supermercados quer lançar app de delivery e competir com iFood e Rappi

presidenteabras
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Abras planeja lançar no 2º semestre aplicativo de compras para competir com iFood e Rappi, oferecendo diferenciais para consumidores, supermercadistas e fornecedores.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que representa as principais redes de supermercados do país, planeja introduzir no próximo semestre um aplicativo de compras com o objetivo de competir diretamente com o iFood e o Rappi, principais empresas do setor. 

A Abras afirmou que no dia 2 de maio assinou um contrato de constituição de sua primeira empresa investida, a Supapp Market Place Intermediações de Negócios, companhia que será responsável por mediar as transações entre os supermercados e os consumidores. O nome do app ainda está em processo de definição.

A plataforma permitirá que aproximadamente 94 mil estabelecimentos associados a 27 entidades estaduais de supermercados em todo o país vendam seus produtos. Além do aplicativo de entrega, a plataforma também contará com um site. O objetivo central desse empreendimento é democratizar a digitalização do setor, especialmente para as pequenas empresas que atualmente não têm recursos para competir de forma competitiva no meio digital.

De acordo com o presidente da Abras, João Galasi, o marketplace criado pela entidade representa uma grande oportunidade para o setor supermercadista e promete expandir a conectividade com a sociedade. “Será um grande passo em direção aos vários futuros que o setor supermercadista tem pela frente. Uma das missões importantes que temos é a de fazer o básico bem-feito, ou seja, abastecer os lares brasileiros, e precisamos cada vez mais fazer isso de forma conectada com o que o consumidor espera nesses novos tempos e o Marketplace da Abras será uma grande entrega nesse sentido, com o maior poder de distribuição do país”, afirma Galassi.

Segundo a entidade, em uma era em que a propriedade e o uso inteligente de dados (Big & Smart Data) são ativos essenciais para as empresas, a Abras coloca como premissa fundamental uma relação segura e protegida de dados entre os supermercados e seus clientes. Essa abordagem é baseada na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018. finais. “A Abras tem como premissa uma relação blindada dos dados entre supermercados e de sua relação com os consumidores […] que também vise a otimizar a relação do varejo com a indústria, gerando maior eficiência operacional nas empresas e beneficiando ainda mais as soluções geradas para os consumidores na ponta”. 

O diretor-geral da Holding Abras, Rodrigo Segurado, destaca três principais diferenciais competitivos da empresa, cada um direcionado para um dos seus principais grupos de interesse: consumidores usuários, supermercadistas clientes e fornecedores da indústria de produtos de consumo.

  1. Diferencial para consumidores usuários: A Abras oferecerá um nível de serviço e atendimento superior ao que é praticado pelos concorrentes. Isso incluirá recursos como georreferenciamento dos clientes, lojas e centros de distribuição já existentes e abastecidos. Será garantida a disponibilidade de uma variedade completa de produtos, além de opções de prazo de entrega ou hora marcada e preços competitivos. Os consumidores poderão escolher, por meio do aplicativo, a empresa ou loja de sua preferência para atendê-los, de acordo com o nível de serviço desejado.
  1. Diferencial para supermercadistas clientes: A Abras oferecerá uma nova opção de canal de venda aos supermercadistas, a um custo menor. Isso será possível por meio da interligação automatizada dos estoques dos supermercados e dos centros de distribuição próximos, permitindo que os concorrentes se unam para melhor atender os pedidos de compra. Além disso, o uso do Big & Smart Data agregado elevará a inteligência das decisões e do planejamento de abastecimento do varejo pela indústria. Como a Abras possui uma presença e capilaridade por meio das mais de 94 mil lojas já abastecidas, e não haverá necessidade de montar estoques ou centros de distribuição adicionais, será possível oferecer os melhores preços do mercado para os serviços de venda e entrega tanto para supermercadistas quanto para consumidores.
  1. Diferencial para fornecedores da indústria: A indústria terá grandes vantagens ao utilizar a plataforma da Abras, atendendo a uma demanda há muito tempo reprimida, por meio da modernização do canal de vendas dos supermercados físicos para o ambiente digital. Os fornecedores poderão elevar a performance de abastecimento com base em dados agregados de vendas por categoria, produtos e localização geográfica. Além disso, poderão lançar e promover seus produtos em âmbito nacional por meio de mídia digital direcionada. Também terão a oportunidade de oferecer espaços “store in store” no canal de distribuição direta ao consumidor mais poderoso do país.

A previsão para o início das operações do Marketplace do Setor Supermercadista Brasileiro é o segundo semestre de 2023, conforme destacado por Rodrigo Segurado.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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