Anteriormente, o valor recebido pelos entregadores se baseava em dois elementos principais: Base fixa para manuseio e entrega do pedido ao cliente; e um valor variável baseado exclusivamente na distância percorrida entre o local de coleta do produto e o destinatário final.
A partir do dia 10 de outubro deste ano, a empresa começou a implementar ao poucos o novo sistema de valores. Agora, a Uber Eats francesa foca também nas diferentes fases de entrega, bem como as condições que impactam a atividade. O novo sistema leva em consideração:
- O tempo e distância estimados para completar a viagem entre o local de aceitação de uma encomenda e a chegada ao local de recolha (antes, esta parte do serviço era paga da mesma forma para todas as viagens, independentemente da posição do entregador em relação ao local de retirada);
- O tempo estimado de espera no local de recolha e na casa do cliente;
- Outros elementos não definidos que permitem ajustar de forma dinâmica (em tempo real) o preço proposto, como uma procura particularmente forte.
Embora o sistema de valores evolua para corresponder às realidades locais e às necessidades dos motoristas de entrega independentes, outros aspectos permaneceram inalterados. A remuneração da corrida em si permanece a mesma — mas será possível notar variações no preço oferecido para determinadas corridas.
Outro detalhe que se manteve foi a disponibilidade das informações no momento da proposta de viagem: nome do local de retirada, endereço completo do destinatário final, distância a percorrer, número de paradas possíveis ao longo do caminho e o preço proposto para a corrida.
Existem outras manutenções do sistema que foram publicadas no blog da Uber na França, como a possibilidade de aceitar ou recusar entregas, as alterações de clientes para que o preço da viagem seja recalculado e a possibilidade de encontrar áreas de alta demanda em tempo real.
O objetivo das mudanças feitas pela Uber Eats francesa proporcionará uma melhor experiência aos entregadores independentes, oferecendo preços mais adequados à atividade dos entregadores, com a promessa de continuar sempre monitorando seu impacto para entregadores, donos de restaurantes e clientes do aplicativo.