O iFood marcou presença em Dubai durante a COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, reunindo representantes de governos, setor privado e sociedade civil globalmente.
André Borges, diretor de sustentabilidade do iFood, destacou duas pautas principais no evento: a eletrificação de frotas e o aprendizado sobre estratégias de descarbonização em diferentes países:
“No evento, tivemos duas agendas prioritárias. Uma foi a discussão sobre a eletrificação das frotas. A outra foi aprender como outros países estão avançando na agenda de descarbonização tanto no âmbito público como privado”.
Um dos focos discutidos pelo iFood, em colaboração com a Prosus (grupo ao qual pertence), foi a incorporação de veículos elétricos para delivery. Aproveitando a COP 28, a Prosus lançou seu primeiro relatório sobre eletrificação de frotas no setor de delivery, destacando a contribuição do iFood com projetos como iFood Pedal e motos elétricas.
“O documento traz cases de empresas do mundo inteiro que vêm avançando nessa agenda, e o iFood tem papel de destaque com iFood Pedal e motos elétricas”, afirmou André.
Durante a conferência, o iFood também participou de reuniões com várias empresas de tecnologia, integrando a Rede de Aceleradores da Sustentabilidade, para discutir e compartilhar experiências sobre sustentabilidade. Nessas reuniões, temas como metas de redução de carbono, eletrificação de frotas e embalagens sustentáveis foram abordados.
Além disso, os executivos do iFood acompanharam as discussões sobre clima e iniciativas empresariais para minimizar o impacto ambiental e combater as mudanças climáticas. André Borges mencionou o progresso do iFood na neutralização das emissões de carbono das entregas, destacando a compensação por meio de créditos de carbono desde julho de 2021.
O iFood está empenhado em atingir 50% de suas entregas por meios não poluentes. A participação das entregas limpas aumentou de 8% em 2020 para 23%, com foco no aumento do uso de motos elétricas:
“Estamos evoluindo na participação das entregas limpas: saímos de 8% em 2020 para 23% nos pedidos em que a entrega é de nossa responsabilidade. Agora nosso foco total é alavancar as motos elétricas para os entregadores”, comentou André;
Quanto às metas ambientais, o iFood se comprometeu, em 2021, a combater as mudanças climáticas (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU), visando duas metas para 2025: reduzir a poluição por plástico no delivery e alcançar a neutralidade de carbono, com ao menos 50% das entregas feitas por modais não poluentes.
O iFood aderiu ao movimento #DelivreDePlástico, do PNUMA e da Oceana, e lançou a campanha Amigos da Natureza, incentivando clientes a dispensar itens plásticos nas entregas. Mais de 90% dos restaurantes no app do iFood adotaram essa iniciativa, e 80% dos clientes optam por pedidos sem esses itens.