Motoristas de app, vamos parar! Para mim, a melhor paralisação é não ligar o aplicativo e não aceitar corrida ruim

A única chance de a gente melhorar os valores é paralisando e mostrando para as plataformas que estamos insatisfeitos com os valores e a força que o motorista tem.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem com óculos e jaqueta preta dentro de um carro, levantando a mão aberta em direção à câmera.
Foto: Marcelo Ribeiro para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content

Sim, nós vamos parar. Nós, motoristas de aplicativo, entregadores, motoboys, temos um compromisso marcado para o dia 25 de abril. Esse é um chamado para todos da categoria — e principalmente para cada um de nós individualmente — para paralisar as atividades e deixar claro às plataformas a nossa insatisfação com os valores das corridas.

Se você trabalha nesse setor há anos e não vê nenhum aumento, nenhuma melhoria e nenhum futuro à vista, então você tem um compromisso de parar nesse dia. É um ato de união e resistência entre todos os motoristas.

Não importa de onde você é — São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Norte, Nordeste, Centro-Oeste — a cidade não importa. O compromisso é com a categoria. É hora de mostrar força e união.

Estou abordando esse tema aqui na minha coluna do 55Content, mas também estou falando sobre ele no meu canal no YouTube e no meu perfil no Instagram. Se você ainda não me segue, é @marceloforadacurva no Insta e no YouTube é “Uber do Marcelo – Fora da Curva”. Por lá, também estou divulgando essa grande paralisação.

Essa semana é para mobilizar, se organizar e espalhar esse vídeo. Envie para os grupos, amigos e o máximo de motoristas que puder. Precisamos nos unir e lutar por melhorias. Ano após ano, governo após governo, nada muda para os motoristas de aplicativo. As condições de trabalho continuam ruins — na verdade, só pioram.

Falta representatividade, falta união. Mas essa é uma oportunidade real de mostrarmos que, quando nos organizamos, podemos sim promover uma grande mobilização. Se você é motorista e está vendo tudo ficar mais caro — combustível, manutenção, aluguel de carro — sabe o quanto é difícil manter-se na ativa. E, mesmo que a tarifa tenha pequenos reajustes, eles não acompanham o aumento dos custos.

Por isso, essa paralisação é tão importante. Não é apenas por você ou por mim — é por toda a categoria que está cansada de ser ignorada. Mesmo que você não participe de manifestações nas ruas, você pode contribuir: tire o aplicativo do ar, não aceite corridas ruins, tire o dia para descansar, cuidar do carro ou estar com a família. Mas se solidarize com quem está lutando por todos nós.

Se você pensa em rodar nesse dia, lembre-se de que muitos colegas estarão parando, se unindo. E é essa união que precisamos demonstrar agora. Não quer ir à manifestação? Tudo bem. Mas também não rode. Vamos mostrar para as plataformas o quanto estamos insatisfeitos com os valores.

A única forma de conquistar melhores condições é parando, dizendo não às corridas que não valem a pena e mostrando, de fato, o poder que temos enquanto categoria.

Comenta aqui embaixo: você vai parar? Vai divulgar esse vídeo? Vai mandar para seus grupos? Vamos juntos nessa grande mobilização do dia 25, sexta-feira.

Um grande abraço, e te vejo na paralisação. Bora lá!

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

Pesquisar