Com mais de seis anos de volante, Elenilton de Jesus compartilha sua rotina intensa rodando até 12 horas por dia em Belo Horizonte e revela que 90% dos seus ganhos vêm da Uber. Em entrevista ao 55content, ele comenta os altos custos da profissão, afirma que antigamente era melhor rodar por conta das promoções e do combustível mais barato, e defende que, mesmo em 2025, ainda vale a pena ser motorista de app — desde que se tenha disciplina e foco.
Há quanto tempo você é motorista e o que te levou a começar nesse tipo de serviço?
Elenilton: Eu já rodo há seis anos e dois meses. Antes disso, eu trabalhava em uma loja de roupas. Aí eu tirei um carro, e as coisas começaram a apertar um pouco financeiramente. Um amigo meu já era motorista e me incentivou a começar também. Ele falou que era bom, que eu ia gostar… Aí comecei a rodar e desde então estou nessa.
Como é a sua rotina de trabalho? De que horas até que horas você costuma rodar? Você tira folga algum dia ou trabalha com metas diárias, tipo: “só volto pra casa depois de faturar R$300, R$350, R$400”?
Elenilton: Eu não trabalho com metas, não. Eu vou rodando naturalmente. Normalmente, eu saio de casa entre 6h30 e 7h da manhã, e nesse mesmo horário da noite, entre 18h30 e 19h, eu já estou voltando. Basicamente rodo 12 horas por dia, com uma pausa para o almoço. Tem dias em que eu começo um pouco mais tarde, mas essa é a média da minha rotina.
Você é um motorista seletivo nas corridas que aceita? Tem muitos motoristas que só pegam corrida a partir de determinado valor por KM, tipo R$1,50, R$1,60, R$2,00. Como é essa relação para você?
Elenilton: Pela manhã, eu procuro fugir mais do trânsito. Então, não foco tanto no valor por KM, mas também não aceito qualquer corrida. Já à tarde, aí sim eu passo a focar mais no valor por KM e tento pegar corridas acima de R$2,00 o KM.
Trabalhando da forma como você trabalha, quanto você costuma faturar por dia? E como se organiza com os custos, como combustível? Gosta de começar o dia com o tanque cheio ou prefere abastecer no fim do dia? Quanto gasta, em média, por dia com combustível?
Elenilton: Eu costumava anotar tudo o que gastava, tipo alimentação e essas coisas do dia a dia, mas de um tempo para cá parei. De qualquer forma, gosto sempre de rodar com o tanque cheio. Quando vou abastecer, já peço para completar, e normalmente isso gira em torno de R$150 por dia. É essa média, acima de R$100, R$150.
Você roda com quais aplicativos? Uber, 99, inDrive?
Elenilton: Eu rodo com a Uber e com a 99, mas 90% dos meus ganhos vêm da Uber.
Você roda em quais categorias? Uber X, Comfort, Black? E com qual carro?
Elenilton: Eu rodo no Uber X e Comfort. Na 99, eu uso o 99 Pop e o Plus. Meu carro é um Onix.
Você tem ideia de quantos quilômetros roda por dia? E qual tem sido, em média, a taxa da Uber sobre as suas corridas?
Elenilton: Rodo em média 200 km por dia. Na última semana, a taxa da Uber ficou em 5%.
Você já está na estrada há um tempo. Na sua opinião, como era rodar antes e como é hoje? O que mudou? Melhorou, piorou? Seus ganhos aumentaram?
Elenilton: Quando comecei, talvez por falta de experiência, eu achava melhor sim. Tinha mais promoções, o combustível era bem mais barato que hoje. Os custos aumentaram bastante. A taxa da Uber, por outro lado, não aumentou muito, na verdade nem aumentou. Tem os horários em que ela paga melhor. Mas, no geral, eu acho que antigamente era melhor sim.
Na sua opinião, qual é a maior dificuldade para os motoristas de aplicativo hoje?
Elenilton: Acho que são os gastos mesmo, que estão muito altos. Alimentação, combustível… Essas despesas do dia a dia pesam bastante.
Quanto você costuma faturar por dia, em média?
Elenilton: Eu faço em média de R$350 a R$400 por dia.
E você trabalha em qual cidade?
Elenilton: Belo Horizonte, BH. Vim pelo D31.
E com esse ritmo, no final do mês, seu faturamento gira em torno de quanto?
Elenilton: Por volta de R$5.000 a R$6.000 por mês. Eu não rodo aos domingos. No sábado, depende: tem sábado que eu trabalho, tem sábado que não.
Você acha que ainda vale a pena ser motorista de aplicativo em 2025?
Elenilton: Sim, ainda é uma profissão muito boa. Claro que tem o lado negativo, como qualquer outra profissão, mas também tem o lado positivo. Você faz seu horário, trabalha quando quiser… Isso conta bastante.
Se você pudesse dar uma dica para quem está começando agora como motorista de aplicativo, qual seria?
Elenilton: Disciplina e foco. Acho que essas duas coisas são fundamentais.
Tem muitos motoristas que delimitam uma área para rodar, tipo um raio de 12 km da casa. Você faz isso também? Ou vai para qualquer lugar?
Elenilton: Eu também gosto de rodar só em BH. Só saio se for para o aeroporto de Confins. Moro na divisa com Contagem, então, pego corrida para BH e fico por lá. Ou então vou para o aeroporto. As corridas de Belo Horizonte são mais rentáveis do que em Contagem;
Uma resposta
Ele não se planeja e “vai rodando”. Aí quando vier a conta da manutenção eu quero ver se vai continuar assim.