O crime criou apps próprios para que as comunidades não usem Uber e 99 e eles possam lucrar 

O crime organizado já controla as viagens por aplicativo no Rio de Janeiro e pode espalhar essa operação para outras cidades do Brasil. 

Homem de óculos fala dentro de um carro, com uma reportagem do portal Metrópoles ao lado, que destaca: "Comando Vermelho proíbe carro de app em mais locais: 'Se entrar morre'".
Foto: Cláudio Sena para 55content

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O que está acontecendo no Rio de Janeiro não preocupa apenas motoristas que trabalham na capital carioca, mas deve ser alvo de atenção de motoristas de outros grandes centros urbanos, como Recife, Salvador, Fortaleza, São Paulo, entre outros. Isso porque o cerceamento da liberdade de motoristas e passageiros de adentrar em algumas comunidades por ordem do Comando Vermelho é algo que pode se repetir em outras cidades onde essa facção criminosa também já se faz presente.

Acredito que você acompanha o noticiário e sabe que, ao adentrar nessas comunidades, há uma ameaça de agressão, destruição do carro e até mesmo de morte de motoristas e passageiros. E por que o Comando Vermelho está fazendo isso? Para favorecer as cooperativas que eles criaram, inclusive algumas com aplicativos próprios, para que as comunidades não utilizem Uber, 99 e outros aplicativos convencionais, mas sim aqueles vinculados às cooperativas do tráfico de drogas, porque eles ganham um percentual em cima de cada viagem. E os motoristas que forem realizar viagens nessas comunidades precisam estar vinculados exclusivamente a essas cooperativas.

Se for um desavisado que tente entrar com Uber ou 99, a situação pode ser preocupante. Aliás, já é preocupante que o cidadão carioca não tenha a liberdade de ir e vir, que o motorista do Rio de Janeiro não possa realizar viagens livremente para qualquer região da cidade. E preocupa também que as autoridades tenham se mostrado até agora absolutamente ineficientes, para não dizer incompetentes, no combate ao crime organizado.

E por que isso preocupa o restante do Brasil? Porque o modus operandi do tráfico de drogas é muito semelhante em todos os lugares. Quem garante que, em cidades como Salvador, Fortaleza, Recife e outras, onde o Comando Vermelho já está presente, eles não adotem a mesma estratégia que implantaram no Rio de Janeiro, ampliando o terror, restringindo a liberdade das pessoas e limitando a área de atuação dos motoristas por aplicativos? A gente fica na expectativa, até rezando para que isso não aconteça, mas não temos efetivamente nenhuma garantia de que de fato não venha a acontecer.

Isso significa que você, motorista por aplicativo de qualquer cidade, mas especialmente dos grandes e médios centros urbanos, onde infelizmente existem diversas áreas conflagradas pelo crime organizado, precisa ficar atento e tomar muito, mas muito cuidado. Se você já sabe que uma região, mesmo que não tenha o Comando Vermelho, mas tem a atuação do tráfico de drogas, procure, na medida do possível, evitar. É melhor não se envolver, não colocar em risco a sua vida, evitar problemas, do que se arriscar e depois ter um resultado que não seja muito agradável.

Foto de Cláudio Sena
Cláudio Sena

Cláudio Sena iniciou sua trajetória como motorista de aplicativo em 2016, quando começou a trabalhar com a Uber.

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