Mudanças no recebimento de solicitações de viagens no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Por que será que a Uber fez essa atualização? O que está acontecendo? Será que vai ser melhor? Será que vai ser pior? Vou te contar os detalhes neste vídeo.
Provavelmente, você que é da região metropolitana de São Paulo, especialmente de Campinas e áreas próximas, recebeu essa mensagem no aplicativo da Uber. Aqui está escrito: “Mudanças no recebimento de solicitações de viagens em Viracopos. Para oferecer uma melhor experiência a você, motorista parceiro, a partir de segunda-feira, hoje, dia 10 de março de 2025, a fila virtual para embarque no aeroporto de Viracopos deixará de funcionar. Com isso, a sua experiência de uso do aplicativo será a mesma em todas as regiões da cidade. Já no desembarque, nada muda. Seguindo as normas do aeroporto, reforçamos que o não cumprimento das leis de trânsito e a utilização do meio-fio para aguardar viagens poderão gerar multas para os motoristas parceiros.”
Bom, uma coisa é fato: nós nunca sabemos exatamente o motivo pelo qual a Uber faz essas mudanças, certo? Isso aí não tem como saber, porque não estamos lá dentro, e eles não vão divulgar o real motivo. Aqui está dizendo que é para melhorar a experiência do motorista, ou seja, quem chega lá poderá receber uma corrida como em qualquer outro ponto da cidade. Ou seja, não será necessário levar um passageiro para ter prioridade. Você pode chegar vazio e ter a mesma prioridade que outro motorista que acabou de desembarcar um passageiro.
Talvez a Uber utilize alguns critérios de prioridade, como a frequência do motorista, a avaliação, a qualidade do carro, enfim, ela pode favorecer alguns motoristas visando um melhor atendimento para o passageiro. Isso é possível. Por exemplo, se dois motoristas estiverem disponíveis e um passageiro pedir uma corrida na categoria X, acredito que a Uber pode escolher o carro de melhor qualidade para esse passageiro. Eu acho que isso pode acontecer, mas nunca sabemos ao certo. Baseamos essas análises em experiências do dia a dia. Então, acredito que ela pode favorecer alguns motoristas nessas questões.
Agora, sobre prioridade e fila virtual, isso acabou. Existe um ponto positivo nessa mudança? Eu acredito que sim. Sabe por quê? Porque sabemos que nos aeroportos existem muitas irregularidades. Alguns motoristas, que na verdade nem são motoristas, tentam se aproveitar do sistema. Eu sempre fui muito firme sobre isso. Não aceito motoristas que fazem trapaças para levar vantagem sobre outros colegas de trabalho. Você faria isso para prejudicar um parceiro de trabalho? Acha isso certo? Eu acredito que quem faz isso não se importa com os outros, porque, se se importasse, não faria.
Essas trapaças incluem derrubar a fila, onde um motorista começa a fazer chamadas falsas para expulsar outros da fila e adiantar sua posição. Também há casos de corridas fantasmas para ganhar prioridade. Com essa mudança, isso não acontecerá mais. Nesse ponto, a mudança é excelente.
Acredito que a Uber não aplicará essa mudança no aeroporto de Guarulhos, pois isso poderia gerar um caos. A demanda lá é infinitamente maior. Em certos horários, há filas enormes de carros aguardando passageiros, principalmente em períodos de retorno de férias e feriados, quando muitas pessoas chegam ao aeroporto ao mesmo tempo. Se a Uber aplicar essa mudança lá, pode virar uma bagunça.
Mas será que, se ela eliminasse a fila virtual em Guarulhos, a situação não melhoraria? Você poderia chegar a qualquer momento e disputar as corridas com os outros motoristas. Claro que haveria concorrência, pois muitos motoristas iriam para lá. Então, não sei se isso daria certo ou não.
No aeroporto de Congonhas, essa mudança foi implementada e depois revogada. E vocês perceberam que, após alguns dias, já havia relatos de problemas na área de espera dos motoristas, incluindo vandalismo nos banheiros e outras irregularidades? Ou seja, quando há brechas, sempre tem gente tentando tirar vantagem sobre os outros.
Se essa mudança for para acabar com essas irregularidades, a Uber está certa em implementá-la. Não sei se esse é o real motivo, mas, para aqueles motoristas que usam artifícios para ganhar prioridade com corridas fantasmas, isso acabou. Agora, tanto faz se você chega com ou sem passageiro, terá a mesma prioridade. Com exceção, é claro, de possíveis critérios como melhor avaliação, qualidade do carro e frequência de trabalho, que podem influenciar a distribuição das corridas.
E você, o que acha dessa mudança? Concorda ou discorda? Acha que será melhor ou pior? Aliás, se você é motorista da região de Campinas e já fez uma corrida com essa nova regra, compartilhe sua experiência nos comentários.
Você que está acostumado a trabalhar em aeroportos e a utilizar a fila virtual, conte sua experiência para nós. Isso é muito importante para que possamos compartilhar mais informações com todos os parceiros. Quanto mais informação de qualidade tivermos, mais podemos ajudar uns aos outros.
Respostas de 6
Isso tudo é uma grande verdade,pena que não somos valorizados, ficamos todos prejudicados!
Faz 6 anos que a minha renda ao final de 12 horas de trabalho na uber nao tem crescimento proporcional ao aumento dos custos, e vem sendo reduzida nos últimos 2 anos.
Não há uma política de motivação séria para estimular o motorista a permanecer trabalhando.
Nesses 6 anos não rejeito corridas, e os cancelamentos só is faço se o local de embarque não seja seguro para alcançar com o veiculo.
Nunca usei outro aplicativo
Não desligo o aplicativo para me alimentar ou fazer as necessidades fisiológicas que na sua maioria ocorre em locais impróprios (ao longo das vias)
Eventualmente recebo questionamentos da uber sobre satisfação em dirigir, mas cansei de responder apresentando as ocorrências que tornam difícil a atividade.
Apesar de toda dedicação e esforço despendido, ainda recebo comunicações da uber ameaçando suspender a minha conta por eu ter cancelado uma corrida insegura. A insegurança por ser por risco de vida ou acessibilidade, mas a uber não leva isso em consideração
Nos grandes eventos a polícia não deixa que esperemos o passageiro que na sua maioria nunca se posiciona em local de fácil embarque ou dá atenção às mensagens que envio.
A Uber só valoriza passageiro agente que tá dia a dia tá nem aí.
Exige carro novos como não dá ajuda de nada e as corridas barato.
Gostaria de falar aqui que todos estão vendo, a plataforma não está se do correta com os motorista oferta uma corrida de 5km sendo feita a corrida ela bate 8km e outro exemplo estou efetuando uma corrida no valor de 30 reais e nessa mesma corrida o passageiro solicita uma segunda parada vamos andar mais e ganhar mesmo a mesma corria cai o valor pra 27 reais tá difícil aí o motorista abri um chamado ele nunca dão uma resposta favorável pro motorista.
Olá sobre aeroporto de Campinas, a melhor coisa que poderia ter acontecido , agradeço a Deus e a Uber ,já percebi que estou recebendo corridas melhores com mais rapidez .Único ponto ruim que nosso bolsão pequeno não comporta ,sem filas temos excesso de veículos e dificuldade de estacionar e aguardar a corrida, emdec que está gostando ,multas e mais multas para quem ficar morgando no embarque e desembarque .
A Uber não tem uma gestão de negócios voltada p o motorista, apenas p sua rentabilidade. Tem q saber escolher as corridas, e por isso, perdemos mto tempo na rua e corremos riscos nestas paradas longas.