A Uber anunciou a marca de dois anos de operação do Uber Moto no Rio de Janeiro, modalidade que acumula mais de 3 milhões de usuários na cidade e cerca de 100 mil motociclistas parceiros que utilizaram o serviço como fonte de renda. Segundo a empresa, a iniciativa contribui para a mobilidade urbana ao oferecer viagens acessíveis para trajetos curtos e conexões com o transporte público.
“Desde o lançamento em 2023, o Uber Moto tem tido um papel importante na democratização da mobilidade urbana, oferecendo viagens mais acessíveis, especialmente em trajetos curtos e conectando com o transporte público. Essa modalidade também tem contribuído para a geração de renda de milhares de motociclistas parceiros, reforçando o compromisso da Uber com o desenvolvimento econômico local”, afirma Laura Lequain, Head de Moto da Uber no Brasil.
A Uber divulgou também uma pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a percepção do serviço. De acordo com os dados, 87% dos entrevistados concordam que o modal é uma alternativa viável para a falta de opções de transporte público, enquanto 89% afirmam que é ideal para trajetos curtos. O levantamento aponta ainda que 74% dos usuários utilizam o serviço para compromissos diários, como deslocamento para o trabalho ou faculdade, sendo que o principal atrativo é o preço das viagens, mencionado por 50% dos respondentes.
Segurança e novas ferramentas
A Uber também anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de segurança: a selfie de capacete. Segundo a empresa, o recurso verifica se o motociclista está utilizando o equipamento obrigatório antes de iniciar as viagens. A ferramenta foi testada nos últimos meses e agora passa a compor o conjunto de funcionalidades de segurança do aplicativo, que inclui alerta de velocidade, checklist antes do início do trajeto e seguro para acidentes pessoais em todas as viagens.
A segurança viária também é tema de um estudo conduzido pelo Instituto Cordial com apoio da Uber. A pesquisa analisou fatores de risco para incidentes envolvendo motociclistas em quatro capitais, incluindo o Rio de Janeiro. Além disso, a empresa participou de uma blitz educativa organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a CET Rio e o Detran, no Centro da cidade.
“A empresa acredita que, por meio da tecnologia e educação, pode contribuir para a redução da sinistralidade, não só durante o uso do aplicativo, mas também para todo o ecossistema de trânsito. São diversos conteúdos educacionais, produzidos em parceria com especialistas em segurança viária, apresentando dicas e orientações de como reduzir riscos na hora de utilizar um veículo, seja dirigindo ou como usuário”, afirma Laura Lequain.
Regulamentação e expansão do Uber Moto no Brasil
O Uber Moto foi lançado no Brasil em 2020 e, desde então, expandiu sua atuação para diversas cidades. A Uber destaca que o serviço é uma atividade privada e distinta do mototáxi, que se enquadra como um serviço público. A empresa informa ainda que a modalidade está regulamentada pela Lei Federal 13.640/2018 e prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), sendo respaldada por mais de 20 decisões judiciais no país.
Sobre a pesquisa Datafolha
O levantamento realizado pelo Datafolha entrevistou 1.406 pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes a diferentes classes econômicas, na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro. As entrevistas ocorreram entre 7 e 20 de dezembro de 2024, com abordagem presencial e duração média de 13 minutos. A pesquisa possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.