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Uber sabe que, ainda que a tarifa vá para menos de R$ 0,50 por km rodado, haverá motoristas aceitando

Homem de meia-idade com óculos e barba rala dentro de um carro, usando uma camisa preta, olhando diretamente para a câmera.
Foto: Cláudio Sena para 55content

Não adianta reclamar, porque a Uber começou 2025 aplicando uma redução no valor da tarifa. Sim, você percebeu que o valor da tarifa mínima do Uber X foi reduzido. Mas não foi só ele: o Black está com preço de Comfort, o Comfort com preço de X, e o X ganhou essa pancada que a Uber deu nos motoristas. Mas por que não adianta reclamar? 

Porque a empresa sabe perfeitamente que, ainda que a tarifa vá para 50 centavos ou menos por quilômetro rodado, haverá motoristas fazendo. E o pior: não são poucos os motoristas que farão viagens, se chegar a esse nível extremo. 

Por que isso acontece? Porque nós somos uma categoria, mas não somos uma classe. E aqui eu não vou entrar no mérito de corporativismo ou associativismo. Não. Eu cresci ouvindo papai dizendo: “O tempo é de Murici, cada um cuide de si.” 

E aí eu aproveito para chamar sua atenção, mais uma vez, para a necessidade de você declarar a sua independência. Você construir uma trajetória, dar passos na direção da sua independência. Porque, quando você tem outras alternativas que te proporcionam fontes de renda, você deixa de se preocupar com os aplicativos. 

Uber, 99, inDrive… O universo dos aplicativos de mobilidade, como um todo, são maravilhosos para motoristas que ligam para fazer viagens aleatoriamente, quando querem se deslocar para um determinado lugar, ou quando querem, de repente, interagir com pessoas. Mas, para aqueles que dependem exclusivamente dessa atividade, meu amigo, é difícil. 

Tem muitos que conseguem fazer um bom resultado, mas um grande número, infelizmente, não consegue. Estão aí trocando dinheiro, pagando para trabalhar. Então, não vai adiantar agora a gente espernear, dizer que a Uber é isso, que a Uber é aquilo, ou que a Uber faz aquilo outro. A empresa tá rindo da gente: “Ah é? Dê seu jeito.” Coisas desse tipo que se diz na rua: “Tá gostando não? Dê seu jeito.” 

Qual é o jeito que você vai dar? Não espere por uma mobilização tipo essas que, em uma cidade que tem 100 mil motoristas, faz uma mobilização, aparecem 100. Quando muito. Talvez, por um milagre, apareçam 200 por aí. Não vai adiantar.

É você que precisa declarar a sua independência. É você que precisa fazer por onde.

Consegui ajudar você com a dica de hoje? Então, por favor, deixe o like e compartilha com seus colegas. Por hoje, a gente fica por aqui. 

Um abraço e até o próximo encontro. Fui!

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Cláudio Sena

Cláudio Sena iniciou sua trajetória como motorista de aplicativo em 2016, quando começou a trabalhar com a Uber.

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