Eu vou te falar uma coisa aqui que talvez nem você sabia, mas vai acontecer: você vai trocar de carro para continuar sendo motorista Uber. ‘Não, eu não tenho dinheiro’, ‘Não tenho condição’, ‘Não está nos meus planos’. Não se avexe, não, como a gente diz aqui no Nordeste. Não precisa ficar aperreado: você vai trocar de carro, querendo ou não, aceitando ou não, tendo condição ou não.
A única chance de você não fazer esse investimento é deixando de fazer viagens por aplicativos. Isso porque Uber e 99 estão avançando no seu plano de renovação da frota. A desculpa das duas empresas é para se adequar a um novo modelo global em que a emissão de poluentes precisa ser reduzida ou combustível verde, parará, parará, parará, conversa pra boi dormir.
Na prática, o que as duas plataformas querem é renovar a frota, e vão conseguir isso sem investir um único centavo. Eu vou te dar uma mostra de como isso não vai acontecer, não: isso já está acontecendo.
O avanço da indústria de carros elétricos e híbridos é uma realidade que acontece, e isso tem incentivado os motoristas a adquirir esses carros. E aqui, por favor, não tem nada de falso moralismo, nada de errado em trocar de carro, em comprar carro, enfim. Mas Uber e 99 surfam nessa onda, nessa paixão do brasileiro por carro. Quem não gostaria de ter, não vou dizer um carro elétrico, mas um carro novo?
Não é por vontade própria que uma pessoa tem um carro com 10, 15 anos, a menos que ele seja um colecionador, mas se é motorista por aplicativos, na maioria das vezes, é porque ele não tem condição para fazer troca. Um exemplo claro disso que eu tô falando, eu percebi em São Paulo. A 99 lançou a categoria Eletric Pro, que paga tão bem ou mais do que o Black. Eu falei sobre isso em um vídeo depois que estive em São Paulo exatamente testando essa categoria. Tá, a prova disso. Não é da categoria que eu quero falar. Eu quero falar dos motoristas que, num número cada vez maior, na hora de trocar de carro, pensam: ‘Opa, eu vou pegar um elétrico para eu fazer aquela categoria.’
E os elétricos, em sua grande maioria, entram no Black da Uber. Então, nesse movimento de troca de carro, os motoristas atendem àquela pressão invisível que Uber e 99 fazem pela renovação da frota. Mas o que mais impressionou foi a fila de motoristas para alugar carros elétricos e fazer todas as categorias, porque hoje a grande maioria faz o quê? UberX também. A maioria das cidades tem UberX. Nos grandes centros urbanos é que tem Comfort, tem Black e o Eletric da 99, por enquanto, apenas em São Paulo. E eu pude perceber que a empresa vai condicionar a expansão desse serviço à disponibilidade da frota, porque ela não quer, por exemplo, chegar em Salvador com Eletric e não ter uma quantidade de carro suficiente para atender essa demanda.
De forma que, com essa política de renovação disfarçada de reduzir as emissões e de tornar o planeta mais verde, Uber e 99 estão usando os motoristas para renovar as suas frotas.
Porque também tem um detalhe: muito em breve, meu querido, mas muito em breve realmente, as categorias estarão limitadas a veículos mais novos. E os mais novos são alvo do interesse de motoristas por aplicativos na hora de trocar o carro. Não é raro encontrar motorista dizendo: ‘Rapaz, tá na hora de trocar o carro, eu tô pensando naquele elétrico ou então pensando naquele híbrido.’ E não é nada errado você trocar o carro, pelo amor de Deus, não é isso, não. Tô dizendo, por mais que a categoria tenha preço de banana podre, enfim, feira. Mas ainda assim, muita gente está nessa atividade, e um número cada vez maior chega para fazer os serviços.
Em São Paulo, essa quantidade de motoristas na fila para alugar um carro, pagando 5.000 e até 5.500, não tá no gibi. Eu conversei com motoristas. Dizem: ‘Poxa, rapaz, eu tô esperando alguém desistir ou eles aumentarem a frota para eu poder alugar’, porque ele sabe que vai ter um leque maior de opções de serviços para fazer com um carro elétrico, por exemplo. Vai fazer todos os serviços da Uber e da 99. Quer dizer, da Uber, dependendo do porte, pode fazer ou não o Bag, que tem apenas em poucas cidades, mas o restante, X, Comfort, Black e o Green da 99, todos os serviços. É tudo que o motorista quer.
Ter aquele leque de opções para poder fazer mais viagens. E, de fato, vamos dar o braço a torcer: aqueles que investem nesses veículos elétricos ou eletrificados têm, sim, conseguido reduzir os seus custos e, por fazer mais serviços, aumentar também a sua receita. É isso que Uber e 99 querem. E é isso que você vai fazer, querendo ou não, gostando ou não, aceitando ou não. Ao menos, como eu disse, que você deixe e vá fazer outra coisa, mas se continuar, você também vai entrar nesse barco.
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