Motorista de app Uber não terá a sua taxa de aceitação afetada caso não aceite uma corrida quando aparecer a “Zona de Alerta” em vermelho. Porém, não basta apenas ter o local de desembarque como “Área de Risco”, mas também a foto do passageiro.
A Uber lança um novo recurso de segurança para os motoristas na tela de chamada, e um dos mais importantes, aliás, que a gente já vem pedindo há muito tempo. Não entendo por que a Uber não fez isso até hoje, já que está há mais de 10 anos no Brasil, e só agora vai implementar essa ferramenta tão importante. Um detalhe: ainda falta uma função mais importante, mas eu vou comentar sobre ela nesse vídeo.
Bom, a Uber traz uma novidade a partir do dia 20 de dezembro nas cidades de Fortaleza e Porto Alegre, uma nova função chamada “Zona de Alerta”. E o que é isso? Nesta imagem ao lado, você pode perceber que o endereço aparece em vermelho. Quando isso acontece, significa que é uma área de risco. É uma cópia do que a 99 fez há muito tempo, com o nome “Área de Risco”. A Uber, para não ter o mesmo nome, optou por “Zona de Alerta”.
Um detalhe muito importante: você, motorista de aplicativo que trabalha para a Uber, não terá a sua taxa de aceitação afetada caso não aceite uma corrida quando aparecer a “Zona de Alerta” em vermelho. Isso não impactará nem seu desempenho no programa Uber Pro Diamante nem no Uber Pro Platinum. Fique tranquilo, não aceitar a corrida não afetará a sua taxa.
Agora, um alerta muito importante: se você aceitar a corrida e depois cancelá-la, o cancelamento será contado e, se ocorrer de forma excessiva, poderá gerar o bloqueio da sua conta. Jamais aceite uma corrida e peça para o passageiro cancelá-la, pois isso é considerado fraude, conforme as diretrizes da Uber. Se o passageiro te denunciar, sua conta será bloqueada.
Vale ressaltar que, na tela de chamada da Uber, quando tocar no aplicativo, tanto no destino quanto no local de embarque, se aparecer a cor vermelha, significa que aquele lugar é considerado de risco. A “Zona de Alerta” corresponde a áreas onde ocorreram incidentes, como assaltos a motoristas ou outras ocorrências na cidade.
Por que a Uber está fazendo isso? Eu entendo que o aumento da criminalidade contra motoristas de aplicativos não é exclusivo do Brasil, mas também ocorreu no exterior. Recentemente, conversei com um colega da Califórnia, que me contou que, em uma região antes muito segura, os motoristas de aplicativos começaram a ser assaltados, o que era algo raro por lá.
Acredito que essa medida será, em breve, expandida globalmente, já que o vídeo está em inglês. No Brasil, ela começará como fase de testes em Fortaleza e Porto Alegre a partir de dezembro.
Isso também é bom, pois muitos motoristas novatos estão entrando na plataforma. A cada dia, mais jovens com 21, 22, 23 anos, assim que conseguem tirar a habilitação e se inscrever como profissionais, começam a trabalhar como motoristas de aplicativo. Essas pessoas, que ainda não têm muita experiência nas cidades, podem não ter a malícia necessária e precisam dessa informação para tomar cuidado. Como sempre digo, a segurança deve vir em primeiro lugar.
E, para finalizar vou cobrar da Uber uma função que ainda falta: o motorista de aplicativo precisa ter acesso à foto do passageiro. Não basta apenas ter o local de desembarque como “Área de Risco”, mas também a foto do passageiro. Quando chegamos ao local, muitas vezes ficamos procurando pela pessoa. Para trazer mais segurança aos motoristas, a Uber deveria incluir a foto do passageiro na tela de chamada.