Como a inteligência artificial do IAGo Bot soluciona o atendimento em centrais de atendimento.
O IAGo Bot é uma plataforma de inteligência artificial que automatiza chamadas de corridas via WhatsApp das centrais dos aplicativos de mobilidade urbana. A partir da compra da tecnologia, será integrado a um número, como se fosse um contato de Whatsapp de uma central tradicional.
Fábio Luís Schallenberger, CEO do IAGo Bot, conversou com o 55content e detalhou os processos de automação: “O Iago não é um chatbot de pré-atendimento, que a gente chama, que é aquele ‘tecle 1 para tal coisa, 2 para tal coisa’, que são comuns nas empresas, e tampouco aquelas ferramentas que clicam em botões, escolhem opções, porque o nosso público-alvo não está acostumado a falar com esses chatbots”.
Ele explica que a ferramenta é direcionada para um público mais velho, com maior dificuldade de utilizar smartphones ou até mesmo para aqueles que não desejam ou não conseguem baixar os aplicativos de transporte.
Para utilizar a plataforma, é necessário apenas adicionar o local de partida, nome do passageiro e um ponto de referência e aguardar as informações do veículo e motorista: “A média é de menos de 30 segundos, geralmente em torno de 20 segundos. Em menos de meio minuto, o cliente já sabe o nome do motorista, a placa do carro e o tempo estimado de chegada”.
Quando questionado sobre a personalização do serviço, o CEO detalha: “O gestor pode personalizar muita coisa, criando seu próprio personagem. Por exemplo, se o aplicativo dele se chama J-Driver, ele pode escolher chamar a IA de ‘Jotinha’. O usuário verá algo como ‘Clique aqui e fale com o Jotinha’ ou ‘Dê um oi para o Jotinha’, nossa inteligência artificial e assistente digital que estará pronto para ajudá-lo. É 100% personalizável nesse sentido”.
Por menos de um quarto do custo de apenas um atendente, ele monta uma central que opera 24/7 e com capacidade de atendimento simultâneo. Comparando com o salário comercial e a mensalidade base, a economia é em torno de 98%.
“Até nessa questão de segurança, muita gente escolhe o WhatsApp por já estar confortável com ele. Trabalhamos com a integração oficial e segura da Meta, o que oferece criptografia ponta a ponta e assegura que o número de WhatsApp do cliente não seja bloqueado. Isso é fundamental para garantir a confiança dos clientes e a segurança das informações.”
Como funciona a questão do pagamento das corridas?
“Com foco na eficiência, o pagamento é configurado normalmente para ser em dinheiro. Essa configuração é feita pelo próprio dono do aplicativo. A ideia é atender o público que queira apertar um botão e ter o carro na porta de casa, algo simples, eficiente e rápido.
Hoje focamos mais no pagamento físico. A simplicidade da experiência permite que o cliente atinja 93% de taxa de sucesso nas solicitações, ou seja, 93% dos usuários finalizam o pedido e conseguem a corrida. Embora o pagamento no WhatsApp seja possível, ele não é o foco inicial, porque queremos manter a experiência simples e acessível.”
Com quatro anos desde o início do projeto, Fábio conta que a empresa teve um crescimento de mais de 300% em menos de seis meses: “Estamos bastante satisfeitos com o resultado e acreditamos que ainda há muito a explorar”.
O que você acredita que seja o diferencial do IAGo Bot?
“Acho que o diferencial é entender o nicho e o público-alvo. Nós focamos em facilitar para a ‘Dona Maria’ e em dar uma solução eficiente para o dono do aplicativo, que normalmente precisa de algo automatizado.
A maioria dos donos de aplicativos percebe que precisa de uma alternativa para atender as demandas fora do aplicativo. O IAGo Bot proporciona isso, funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de intervenção humana e com atendimento simultâneo, o que reduz drasticamente os custos de operação”.
O que você imagina para o futuro da empresa? Quais são as expectativas?
“A gente tem, até hoje, trabalhado no foco de ter algo sólido, testado, validado e funcional para atender a demanda de automatização de corridas via WhatsApp. Agora, com a base bem estabelecida, estamos desenvolvendo ferramentas adicionais para atender novas demandas dos clientes e evoluir a inteligência artificial do IAGo, para que ele continue se adaptando às novas tecnologias e evoluções do mercado”.