Sim, a Uber espera que todos os motoristas que operam pela empresa devem utilizar o ar-condicionado durante as viagens, conforme as regras da plataforma.
Nos últimos anos, as ondas de calor têm sido mais frequentes, com temperaturas ultrapassando 50 graus em algumas regiões. Nesses casos, o uso do ar-condicionado nos veículos se torna uma questão de saúde, tanto para passageiros quanto motoristas. Isso levanta a pergunta: o motorista do Uber é obrigado a ligar o ar-condicionado?
De acordo com as regras da Uber, todos os motoristas que operam pela plataforma são obrigados a utilizar o ar-condicionado durante as viagens. O sistema de climatização deve estar em pleno funcionamento em todos os veículos cadastrados, assegurando que o ambiente interno esteja agradável para ambos, passageiros e motoristas.
Uso do ar-condicionado: o que diz a Uber?
Segundo a Uber, o ar-condicionado é um requisito fundamental para o cadastro de veículos em qualquer modalidade de serviço, seja Uber X, Uber Confort ou Uber Black.
Isso significa que todos os carros que operam pela plataforma devem ter o sistema de ar-condicionado funcionando adequadamente, conforme estabelecido no Código da Comunidade da Uber.
Além disso, é responsabilidade dos motoristas parceiros garantir a manutenção regular do veículo, incluindo o sistema de climatização.
Durante períodos de calor intenso, o uso do ar-condicionado torna-se ainda mais importante. A Uber diz esperar que o ar seja ligado em todas as viagens para proporcionar conforto térmico tanto para os passageiros quanto para os motoristas, criando uma experiência de viagem agradável para ambas as partes.
O que diz a 99 sobre o uso do ar-condicionado?
A 99 segue uma política semelhante à da Uber. A equipe do 55content entrou em contato com a empresa e, de acordo com o Guia da Comunidade da 99, o ar-condicionado também é um requisito obrigatório para o cadastro de veículos em qualquer modalidade. Os motoristas parceiros são responsáveis por garantir a manutenção frequente do sistema de climatização, assim como dos demais itens do carro, para assegurar que tudo funcione corretamente.
Como no Brasil há muitas cidades com predominância de altas temperaturas, a 99 ressalta a importância do uso do ar-condicionado para promover a saúde, o bem-estar e o conforto de motoristas e passageiros. Assim, a 99 espera que o ar-condicionado seja usado, independentemente da modalidade da viagem, para garantir conforto térmico durante o trajeto para ambos.
A ausência de ar-condicionado durante uma viagem pode resultar em cancelamentos, avaliações negativas e até mesmo a perda de acesso a categorias especiais, como o 99Plus, que exige uma média mínima de avaliações.
O que diz a inDrive sobre o uso do ar-condicionado?
A equipe do 55content entrou em contato com a inDrive para obter informações sobre o posicionamento da empresa quanto ao uso do ar-condicionado. No entanto, a empresa afirmou que, no momento, não possui conteúdo específico sobre o assunto para compartilhar.
Contudo, um incidente registrado no Reclame Aqui em novembro de 2023 destacou a insatisfação de uma passageira que, ao utilizar a modalidade Confort, relatou que o motorista se recusou a ligar o ar-condicionado, alegando que não era obrigatório.
A passageira, que pagou uma tarifa mais alta esperando mais conforto, se sentiu insegura de discutir com o motorista, pois estava viajando sozinha.
A inDrive respondeu que o motorista foi localizado e penalizado conforme as regras internas da empresa.
Quais as consequências de não utilizar o ar-condicionado?
Viagens em que o ar-condicionado não é utilizado, especialmente quando solicitado pelo passageiro, podem resultar em insatisfação e avaliações negativas.
Tanto na Uber quanto na 99, os passageiros podem cancelar a corrida, reportar a ausência de ar-condicionado à plataforma e deixar feedback sobre a experiência.
Para os motoristas parceiros, avaliações baixas podem ter impacto direto, incluindo a perda do acesso a categorias exclusivas como Uber Comfort, Uber Black, VIP, e 99Plus, que exigem uma média de avaliação mínima.
É permitido cobrar extra pelo uso do ar-condicionado?
Não. Tanto a Uber quanto a 99 proíbem qualquer cobrança adicional por parte dos motoristas em nome de serviços relacionados ao ar-condicionado.
Todas as tarifas são definidas pelas plataformas, e qualquer cobrança fora dos valores indicados pelos aplicativos é considerada uma violação das regras, podendo levar à desativação do motorista parceiro envolvido.
Posso ser bloqueado como motorista pela Uber e pela 99 se meu carro não tiver ar-condicionado?
Se o motorista parceiro da Uber ou 99 não tiver ar-condicionado no carro, ele pode ser desativado da plataforma, já que ter o aparelho é um dos requisitos da empresa. Ou seja, ao não seguir essa regra, o motorista não cumpre todas as exigências estabelecidas.
Não é raro que passageiros denunciem motoristas que não tenham ar-condicionado no carro ou se recusem a ligá-lo, principalmente em dias mais quentes. Por isso, é importante ficar atento para seguir todas as condições.
Se você deseja ser um motorista parceiro, mas não tem um veículo com ar-condicionado, uma opção prática é alugar um carro. Isso não só ajuda a evitar burocracias como também garante um veículo que cumpre todas as regras da Uber, além de gerar economia.
O que dizem os motoristas?
O motorista e influenciador Cláudio Sena compartilha que, no seu caso, o ar-condicionado está sempre ligado, seja em dias de sol ou chuva, já que ele considera o veículo seu “escritório” onde passa várias horas do dia.
Segundo Cláudio, raramente um passageiro pede para viajar com as janelas abertas. “Nesse caso, desligo o ar-condicionado, mas assim que a viagem termina, ligo novamente”, comenta.
Ele também destaca que, embora a Uber tenha tornado o uso obrigatório, nunca houve essa imposição de forma oficial no início. “A Uber recomendava o ar-condicionado como um diferencial, em comparação aos táxis, que raramente usavam o sistema de climatização”, observa.
Veja mais: Motoristas explicam porque são contra ou a favor de cobrar pelo ar-condicionado
Cláudio acredita que a obrigatoriedade não resolve o problema para todos os motoristas. “Muitos se recusam a ligar o ar como forma de protesto contra as tarifas baixas praticadas pela Uber, especialmente após a pandemia, quando a empresa introduziu a ‘tarifa social’ e não retomou os valores anteriores. Apesar de não concordar, eu entendo a decisão desses motoristas”, conclui.
O que dizem os passageiros?
Uma passageira que preferiu manter o anonimato compartilhou sua experiência ao utilizar um carro de aplicativo em um dia de extremo calor.
Ela relatou o desconforto de estar em um veículo sem ar-condicionado ligado, mesmo com a temperatura externa chegando a 33°C:
“Eu tenho vergonha de pedir para ligar o ar-condicionado, mas já passei por situações em que estava fazendo 33°C e, como eu tinha que ir a um evento, pedi um carro de aplicativo. O motorista não ligou o ar, e minha maquiagem acabou derretendo, fiquei toda suada”.
A passageira acrescentou: “Não acho justo que os motoristas precisem calcular se ligar o ar-condicionado vai prejudicá-los financeiramente. As plataformas deveriam garantir uma remuneração justa para que os trabalhadores possam oferecer o mínimo de conforto, afinal, as corridas não são baratas para nós passageiros.”