Com 58 pontos de recarga rápida em operação e meta de chegar a 101, a Volvo facilita o trajeto de 3.094 km de Pelotas a Ilhéus e instala seu primeiro eletroposto na região Norte.
Com informações do site Diário do Poder
A Volvo continua a expandir sua rede de eletropostos de carga rápida nas rodovias brasileiras, com a meta de alcançar 101 pontos de recarga para veículos elétricos.
Atualmente, a montadora sueca possui 58 unidades em operação, permitindo que motoristas percorrem o trajeto de Pelotas (RS) a Ilhéus (BA) com seus veículos elétricos. De acordo com a empresa, essa rota de 3.094 quilômetros inclui paradas em cidades como São José (SC), Balneário Camboriú (SC), Cajati (SP), Ubatuba (SP), e Campos dos Goytacazes (RJ), entre outras.
Além disso, a Volvo celebra a instalação do primeiro eletroposto na região Norte, localizado em Presidente Figueiredo, no Amazonas. A empresa afirma que com essa adição, o projeto de eletrificação da Volvo Car Brasil agora cobre todas as regiões do país. A rede de concessionárias da Volvo também oferece equipamentos de carga rápida, complementando a infraestrutura nas estradas e facilitando o carregamento dos veículos.
Segundo dados fornecidos pela Volvo, dos 101 pontos previstos, 58 já estão à disposição de uma frota que conta com mais de 150 mil carros “recarregáveis” (elétricos ou híbridos plug-in), conforme levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Motoristas de veículos Volvo podem utilizar os eletropostos gratuitamente, enquanto proprietários de outras marcas devem pagar uma taxa de conectividade de R$ 2,50 e um valor de R$ 4 por kWh consumido.
“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. Ele destacou ainda que os emplacamentos de veículos eletrificados têm crescido no país e que a empresa está comprometida em oferecer uma infraestrutura robusta para atender a essa demanda crescente.
Desde o início do projeto em maio de 2022, os eletropostos rápidos da Volvo realizaram 51.712 recargas, consumindo um total de 1.292.464 kWh até 30 de setembro deste ano. Todos os pontos de carga rápida também incluem um Wallbox, que oferece uma carga de até 22 kWh, para conveniência dos motoristas.