Com estratégias como microcrédito para motoristas e taxa fixa de 10% por corrida, a inDrive busca crescer no mercado brasileiro dominado por Uber e 99, mirando expansão no setor de mobilidade e entregas.
A inDrive está executando um plano para ganhar espaço no mercado brasileiro, dominado por gigantes como Uber e 99. De acordo com reportagem da Revista Exame, as principais estratégias da empresa envolvem a oferta de microcrédito para motoristas e a implementação de uma taxa fixa de 10% por corrida.
A empresa está presente no Brasil desde 2018, mas recentemente foi identificada como um dos mercados com maior potencial de crescimento, ao lado de países como México e Colômbia.
Há seis meses, Stefano Mazzaferro assumiu o cargo de country manager no Brasil, função inédita até então, e tem o desafio de expandir a operação no país. Mazzaferro acredita que o mercado brasileiro não deve ser restrito a apenas dois players. “O mercado brasileiro não pode ter dois players. O espaço para crescimento existe quando você traz uma proposta de valor diferenciada, como a que oferecemos”, disse Mazzaferro à Exame.
Ele já trabalhou no setor por sete anos, com passagens pela 99 (antes de sua aquisição pela Didi) e pela Kovi, onde participou do lançamento da operação no Brasil.
Embora a inDrive não divulgue sua participação de mercado, a Exame aponta que, no primeiro semestre de 2023, a Uber detinha 61% do mercado de mobilidade no Brasil, enquanto a 99 controlava os outros 39%, conforme dados da consultoria Measurable AI. A competição é acirrada, e outros players, como o Cabify, já encerraram suas operações no Brasil durante a pandemia.
Para conquistar espaço, a inDrive se destaca ao permitir que passageiros negociem diretamente com motoristas o valor das corridas. Esse modelo tem atraído atenção no Brasil. Neste ano, a empresa passou a testar corridas sem negociação no país, diversificando sua oferta. Além disso, o aplicativo implementou uma taxa fixa de 10% por corrida, uma cobrança inferior à praticada pelos concorrentes, que chegam a cobrar até 40%.
Além de oferecer uma experiência diferenciada aos usuários, a inDrive também revelou que planeja lançar uma linha de microcrédito para motoristas no Brasil, após testar o modelo no México, com empréstimos entre 200 e 400 dólares.
Segundo a empresa, os motoristas utilizam esse crédito para cobrir despesas como manutenção do veículo e combustível, o que lhes permite realizar mais corridas e, consequentemente, aumentar sua renda. “Ao oferecer acesso a empréstimos, ajudamos os motoristas a realizar mais corridas, beneficiando tanto eles quanto a inDrive”, declarou Mazzaferro.
Lembrando que a inDrive vem ampliando sua atuação no mercado de entregas, setor que representa atualmente a principal fonte de crescimento da empresa no Brasil. Embora não inclua a entrega de alimentos, dominado por empresas como o iFood, a inDrive oferece transporte de itens e soluções logísticas de “last mile”, atendendo tanto clientes individuais quanto empresas que necessitam conectar mercadorias a seus consumidores.
O fortalecimento da posição da inDrive no mercado global também passa por aquisições estratégicas. Mazzaferro afirmou à revista que a empresa já avaliou mais de 100 potenciais aquisições no Brasil, com o objetivo de expandir suas operações em diferentes verticais de negócio.
A inDrive recebeu recentemente a segunda parcela de um investimento de U$ 150 milhões, liderado pela General Catalyst, fundo de venture capital que também investe em empresas como Canva, Snap e Airbnb.