Plataforma pretende adquirir empresa avaliada em U$20 bilhões e expandir sua presença no setor de turismo.
Segundo o jornal Financial Times, a Uber está considerando comprar a Expedia, uma das maiores plataformas de viagens dos Estados Unidos, avaliada em quase US$ 20 bilhões. Se realizada, essa aquisição seria a maior da história da Uber, que busca diversificar suas operações além do transporte.
Segundo fontes do jornal, a ideia foi sugerida por terceiros e está em fase inicial. A Uber consultou assessores para entender como a compra poderia ser estruturada, mas ainda não fez uma oferta formal. O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, que já foi CEO da Expedia e continua no conselho da empresa, ficaria fora das negociações para evitar conflitos de interesse.
Nos últimos anos, a Uber tem expandido suas operações, incluindo serviços de entrega de comida, logística e até reservas de viagens, com o objetivo de se tornar um “super app”, assim como o WeChat na China. “Queremos ajudar você a ir a qualquer lugar na sua cidade e conseguir o que precisar”, disse Khosrowshahi.
A Expedia, por sua vez, registrou US$ 12,8 bilhões em receita em 2023, mas alertou sobre uma desaceleração na demanda por viagens. Uma aquisição da Expedia ajudaria a Uber a fortalecer seus serviços de reserva e expandir sua presença no setor de turismo.
Após um aumento de 85% no valor de suas ações, a Uber tem capital para investir em crescimento, e aquisições estão entre suas prioridades. Além das operações de transporte, a Uber já comprou empresas como a Postmates e Drizly, no setor de entregas, e a Transplace, de logística.