O levantamento contou com a participação de 2.128 empresários do setor em todo o país.
Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes no Brasil já utilizam algum tipo de Inteligência Artificial (IA) em seus processos.
O levantamento contou com a participação de 2.128 empresários do setor em todo o país. Entre as empresas que fazem uso da tecnologia está o Grupo Rão, holding carioca que gerencia 22 marcas e que recentemente lançou o serviço de atendimento “Ajuda Rão”.
De acordo com a empresa, o “Ajuda Rão” foi desenvolvido pelo núcleo de tecnologia do grupo, o Rão Tec, que conta com uma equipe de cinco desenvolvedores. O objetivo do sistema é oferecer suporte rápido e eficiente aos clientes que possuem dúvidas ou problemas relacionados aos seus pedidos, segundo a plataforma.
O funcionamento do sistema é da seguinte forma: os clientes acessam o site, selecionam a plataforma onde o pedido foi realizado (Mundo Rão ou iFood) e inserem o número do pedido. Em seguida, o cliente é redirecionado para o atendimento com um colaborador disponível. Segundo o Grupo Rão, o tempo médio de espera é de aproximadamente 15 segundos.
Guilherme Lemos, CEO e sócio do Grupo Rão, afirmou que a rede busca acelerar o tempo de resposta com o uso do novo sistema: “Nós sabemos o quanto a IA está sendo utilizada e como facilita nossas vidas no atendimento rápido. Mas queremos que o nosso consumidor tenha suas dúvidas esclarecidas em tempo real, mesmo com o uso da Inteligência Artificial”, destacou Lemos.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e informações de assessoria.