Insurtech abre discussão para seguros de trabalhadores por app e revela: “Contamos com 16 assistências”.
A Youse, seguradora 100% digital, abriu as portas para o 55content e detalhou os processos para a adesão de seguros de motoristas de aplicativo.
Segundo dados do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), a demanda por seguros de autos cresceu 7,58% em julho, se comparado ao mesmo período em 2023.
Observando o crescimento do mercado, a insurtech compartilhou suas estratégias para impactar a classe e desenvolver soluções e preços mais competitivos. Relembrando o trabalho de gestão online, como contratação digital, e também programas de assinatura, a marca revelou que 83% da sua base é formada por novos consumidores de seguros.
Nícolas Ferrara, gerente de produtos da Youse, explicou que não há uma gama de produtos específicos para motoristas de app: “o que possibilita que a cobertura oferecida seja igual à de condutores comuns, de alta qualidade e sem restrições, independentemente do propósito de utilização do automóvel pelo usuário”.
Ademais, ele ressalta que há a possibilidade de personalização do serviço, como proteção somente para “perda total” a todo tipo de batida, além de acidentes com passageiros, roubo, furto e outras assistências.
“Hoje contamos com 16 assistências, que incluem reparos como proteção para vidros e faróis, pequenos reparos na lataria e para-choques, guincho, autosocorro após pane, entre outros”, diz.
Quando questionado sobre os principais desafios que a Youse enfrenta para entrar no mercado de seguros para motoristas e empresas de aplicativos de transporte, o executivo explicou que investem no aperfeiçoamento do modelo de oferta e venda de seguros, preços “bastante” competitivos, inovações nos produtos atuais; evolução da experiência dos clientes nas vendas e pós-vendas; ampliação da quantidade de pesquisas com os diversos públicos para contínuo processo de aprendizado; e, por fim, comunicação “simples e descomplicada” para todos.
Na visão da Youse, por que os seguros para motoristas de aplicativos costumam ser mais caros? Quais fatores influenciam nesses custos, e como eles podem ser reduzidos no futuro?
“Como o automóvel dos motoristas de aplicativos é utilizado para fins comerciais, a proporção de sua exposição ao risco costuma ser maior, influenciando no preço do seguro. No entanto, vale destacar que os motoristas que possuem classe de bônus têm desconto ao fechar seu seguro, que pode chegar a até 50%, de acordo com o seu nível de classe, que vai de 0 a 10 pontos.
Algumas dicas são importantes para ajudar o motorista na hora da contratação do seu seguro e que podem trazer variações no preço. Entre elas, é importante: Informar que o veículo é usado para trabalho; Avaliar o tempo de circulação do veículo quando for escolher a cobertura. Muitas vezes, os motoristas optam pelas coberturas mais comuns, como roubo e furto, danos materiais a terceiros. Mas vale entender a área de circulação, por exemplo, para incluir alagamentos ou eventos da natureza.
Um diferencial da Youse é que o motorista, após feita a contratação, pode incluir ou excluir coberturas e assistências sempre que precisar. Por fim, para esse perfil específico de cliente, que é o motorista de aplicativo, e que não tem o automóvel apenas como seu meio de condução, mas como sua principal fonte de renda, é muito importante contar com a assistência de ‘Carro Reserva’.
Assim, caso ocorra qualquer imprevisto, ele continua com a possibilidade de trabalhar. Outro item essencial é a Assistência Automóvel, que contempla os serviços de Reboque, Auto Socorro, Pane Seca e Troca de Pneus, oferecendo atendimento para situações emergenciais e garantindo que o cliente possa rodar novamente com seu carro o mais rápido possível.”
Como é feita a cotação de seguro para motoristas de aplicativos e quais variáveis são consideradas no cálculo de riscos e custos?
“A cotação para motorista de aplicativo é feita da mesma maneira que para qualquer cliente. Porém, vale ressaltar que durante a contratação é importante mencionar a utilização para fins comerciais. No mais, o cliente pode escolher as coberturas e assistências que melhor se adequam às suas necessidades. Tudo isso na palma da mão, seja via aplicativo, site ou com o auxílio do nosso time de ajuda para todo o Brasil.”
Por fim, a Youse relembra a diferença entre o trabalho das associações de proteção veicular e das empresas de seguro: “É importante que o motorista entenda as diferenças entre os serviços de uma seguradora e uma associação”.
Para isso, explicam que, no caso das associações de proteção veicular, entendem que a procura por esse tipo de associação é um exemplo do interesse dos motoristas de aplicativo por um meio que ofereça proteção para seus carros. Enquanto o seguro Auto, como no caso da Youse, só pode ser oferecido por empresas fiscalizadas e aprovadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), “o que garante uma alta regulação”.