A iniciativa faz parte das ações da empresa durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra as mulheres.
A Uber e o Instituto Maria da Penha anunciaram uma nova parceria destinada a apoiar mulheres vítimas de violência doméstica em Recife.
A colaboração foi formalizada durante o 18º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto na capital pernambucana. A iniciativa faz parte das ações da empresa durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra as mulheres.
A parceria prevê a disponibilização de códigos promocionais de desconto no aplicativo da Uber, que serão entregues ao Instituto Maria da Penha. De acordo com a empresa, esses códigos permitirão que mulheres em situação de violência tenham acesso facilitado a viagens por meio do aplicativo, ajudando-as a acessar serviços de proteção e apoio.
O termo de cooperação foi assinado durante a sessão “O caminho do combate à violência de gênero: dados, prevenção e suporte”, mediada por Natália Falcón, gerente de Comunicação para Segurança e Parcerias para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Uber.
O painel também contou com a participação de Regina Célia, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha; Marisa Sanematsu, diretora de Comunicação do Instituto Patrícia Galvão; Natalie Castro, presidente do Instituto Nós Por Elas; e Priscila Krause Branco, vice-governadora de Pernambuco.
Natália Falcón destacou que a Uber, desde 2018, firmou um compromisso público de contribuir ativamente para a construção de soluções contra a violência de gênero. Ela apontou que a parceria com o Instituto Maria da Penha é mais um passo nesse esforço contínuo.
Regina Célia, do Instituto Maria da Penha, ressaltou que facilitar o acesso à justiça para mulheres em situação de violência é um dos compromissos da organização. Segundo ela, a nova parceria com a Uber agrega valor aos serviços oferecidos pelo instituto, melhorando o acolhimento com maior agilidade e segurança.
De acordo com a Uber, a plataforma tem mantido um compromisso contínuo com o combate à violência de gênero, implementando diversas iniciativas voltadas para essa causa. Entre elas, a empresa destaca a parceria com o Ministério das Mulheres do Governo Federal, que inclui uma campanha de divulgação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço público que orienta e encaminha denúncias para os órgãos competentes.
Texto produzido com informações de assessoria.