A motorista de aplicativo é pré-candidata a vereadora em Niterói.
Nany Cardoso iniciou a sua carreira como motorista de aplicativo em 2018. Após sofrer violência doméstica, se separou e seguiu criando suas três filhas. Com a perda do seu emprego e a necessidade de manter a sua casa, a motorista decidiu alugar um carro para começar com o app da Uber.
“No início, sem nenhuma experiência, fui recebida com muito carinho no grupo da Five Star, um grupo de motoristas de aplicativo. Lá temos o propósito de ajuda mútua. Oferecemos socorro pelas ruas, ajudamos com os destinos e visamos a segurança do motorista”.
Com o tempo, ela conta que começou a se posicionar na luta pelas causas dos motoristas: “Hoje, administro não só o Five Star, mas também outros grupos, incluindo grupos de motoristas mulheres. Minha experiência e dedicação me levaram a perceber que ajudar nos grupos já não é suficiente. Precisamos de representatividade na política, um motorista para lutar junto dos motoristas por um trabalho justo e contra as leis que nos prejudicam”, afirma.
Agora, nas eleições, Nany lança a sua candidatura a vereadora de Niterói (RJ):
Como surgiu o convite para entrar na política?
Eu sempre estive envolvida na luta pelos direitos dos motoristas de aplicativo, participando ativamente de manifestações e de diversas iniciativas para melhorar as condições de trabalho da nossa categoria. Foi nesse contexto que o convite para entrar na política surgiu.
A Lussandra, que representa a AMPAERJ (Associação de Motoristas por Aplicativo do Estado do Rio de Janeiro), sempre foi uma grande incentivadora do meu trabalho e das minhas ações. Junto com o Dr. Anderson, advogado da AMPAERJ e de outras associações de motoristas, viu em mim o potencial para representar nossos interesses de forma mais ampla e eficaz na esfera política.
Além do incentivo para lutar pelos direitos dos motoristas, eles também me motivaram a ajudar outras mulheres a saírem da violência doméstica e a acreditarem que podem construir uma vida melhor. Minha própria experiência de superar a violência e criar minhas três filhas sozinha me deu a força e a determinação para querer fazer a diferença.
O amor pelas minhas filhas e o desejo de proporcionar a elas um futuro melhor foram fundamentais para a minha decisão. Quero mostrar que, com determinação e apoio, é possível transformar nossas vidas e criar oportunidades para todos. Aceitei o desafio de me candidatar a vereadora, com o objetivo de levar a voz dos motoristas de aplicativo para o legislativo e lutar por um serviço mais justo e humano para todos nós.
E o que pesou para aceitar ser pré-candidata a vereadora?
O que realmente pesou na minha decisão de aceitar ser pré-candidata a vereadora foi a realidade que nós, motoristas de aplicativo, enfrentamos diariamente. Desde que comecei a trabalhar como motorista, passei a entender profundamente os desafios e dificuldades que nossa categoria enfrenta. A precariedade dos serviços oferecidos pelas plataformas, a falta de segurança, a remuneração injusta e a ausência de uma representação política eficaz são questões que afetam diretamente nossa qualidade de vida e de trabalho.
Participando ativamente das manifestações e sendo parte da AMPAERJ (Associação de Motoristas de Aplicativo do Estado do Rio de Janeiro), percebi a importância de ter uma voz autêntica e comprometida dentro da política para promover mudanças significativas. Vi muitos políticos fazendo promessas vazias, sem realmente entender ou se importar com a realidade dos motoristas de aplicativo.
Minha experiência pessoal e meu envolvimento com grupos de motoristas, como o Five Star, me mostraram que precisamos de uma representatividade real.
Acredito que, como motorista de aplicativo que vive esses desafios diariamente, posso representar nossa categoria de forma verdadeira e eficaz. Quero lutar por um serviço mais humano e mais justo, e garantir que nossos direitos sejam respeitados e que possamos trabalhar de forma digna. Esta é uma oportunidade de trazer uma mudança real e positiva para todos nós, motoristas de aplicativo.
Quais são suas principais propostas, caso eleita vereadora?
Como vereadora, minhas principais propostas incluem: tarifa fixa justa, vou lutar por uma tarifa fixa que seja justa para os motoristas, com viagens calculadas por quilômetro rodado. Pontos Específicos de Embarque e Desembarque: Implementando pontos específicos para embarque e desembarque de passageiros, evitando multas e garantindo mais segurança para os motoristas.
Verificação de Denúncias: Assegurar que todas as denúncias feitas por passageiros sejam verificadas e, se necessário, contestadas antes de qualquer banimento dos motoristas. Melhoria das Condições de Trabalho: Promover regulamentações que garantam melhores condições de trabalho, incluindo os direitos que a categoria tem lutado, como seguro e benefícios.
Segurança no Trabalho: Criar programas de segurança para motoristas, incluindo parcerias com autoridades locais para maior proteção e a instalação de câmeras de segurança nos veículos. E, por fim, representatividade e voz ativa: garantir que a voz dos motoristas de aplicativo seja ouvida nas decisões políticas que os afetam, lutando por uma representação justa e clara.
Por qual partido você irá concorrer e como definiria seu posicionamento político?
Vou concorrer pelo Partido Verde (PV). Defino meu posicionamento político com foco em justiça social, sustentabilidade e direitos dos trabalhadores. Acredito em políticas que promovam a igualdade, a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente daqueles que trabalham em condições desafiadoras, como os motoristas de aplicativo.
Atualmente, apenas o vereador Marlon Luz está eleito com a bandeira da representação dos motoristas de aplicativo. Nas últimas eleições, outros motoristas de app tentaram e não conseguiram. O que faz você acreditar que será diferente em 2024?
Acredito que minha candidatura será diferente em 2024 por várias razões. Primeiro pela minha experiência pessoal: como motorista de aplicativo que vive e compreende os desafios diários da profissão, tenho uma conexão genuína e direta com a categoria.
Engajamento ativo, pois tenho um histórico de envolvimento ativo nas manifestações e na luta pelos direitos dos motoristas, o que demonstra meu compromisso e determinação. A minha liderança e representação: minha atuação em grupos como o Five Star e a AMPAERJ mostraram minha capacidade de liderança e meu compromisso com a causa.
Além disso, administro vários outros grupos de motoristas, incluindo grupos de motoristas mulheres, onde lutamos por melhores condições e segurança. Destaco também a autenticidade e transparência: minha história pessoal de superação e minha atuação contínua na comunidade demonstram minha autenticidade e transparência, algo que muitos eleitores procuram em um candidato.
A mobilização comunitária, pois estou trabalhando ativamente para mobilizar as comunidades de motoristas de aplicativo e garantir que suas vozes sejam ouvidas e representadas. A importância da representatividade política.
A eleição de Marlon como vereador em São Paulo, representando a classe dos motoristas de aplicativo, foi um marco importante. No entanto, após sua vitória, muitos políticos aproveitaram-se da categoria com falsas promessas, dificultando a candidatura de verdadeiros motoristas nas eleições.
Isso agravou a situação de uma classe que já enfrenta muitos desafios. Além disso, muitos candidatos das eleições passadas fingiam ser motoristas, mas não rodavam de fato. É essencial eleger um candidato que realmente está nessa luta, trabalha diariamente e conhece as dificuldades desse serviço.
Temos excelentes representantes como Mago no Rio, Leo em São Gonçalo e eu, Djenane, aqui em Niterói. Somos todos motoristas e estamos unidos para ajudar a nossa categoria. A nossa luta é pela valorização do nosso trabalho, por um valor justo pelo quilômetro rodado, e pela saúde e bem-estar dos motoristas. Juntos, podemos conquistar a representatividade política necessária para garantir nossos direitos e melhorar nossas condições de trabalho.
Como pretende usar um possível cargo de vereadora para modificar a regulamentação federal?
Embora o cargo de vereadora tenha limitações no âmbito federal, pretendo usar minha posição para colaborar na criação de propostas legislativas que possam ser apresentadas a níveis mais altos de governo.
Isso inclui emendas ao Projeto de Lei Complementar 22 de 2024, que permite que a remuneração mínima do motorista de aplicativo seja estipulada por meio da distância percorrida/km rodado, entre outras emendas amplamente necessárias, pois esse projeto, em sua forma atual, não foi aceito pela categoria de motoristas. Precisamos de emendas que atendam melhor às necessidades da nossa categoria.
Pretendo organizar campanhas de conscientização e debates públicos para que a população e os legisladores compreendam melhor a nossa realidade e apoiem as mudanças necessárias. Com essas estratégias, acredito que podemos influenciar positivamente a regulamentação federal e garantir que as vozes dos motoristas de aplicativo sejam ouvidas e respeitadas.