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“Espontaneidade, autenticidade e criatividade”: apps de transporte e delivery investem em novas formas de fazer marketing

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Foto: Reprodução/ iFood

Marketing de influência, propagandas e promoções fazem parte da nova comunicação dessas empresas.

O crescimento dos aplicativos de transporte surge da necessidade da população em encontrar novas possibilidades de deslocamento. É pensando nisso que os aplicativos chegaram com força no país, e buscam estratégias para ganhar cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Quais estratégias estão por trás da comunicação dessas grandes empresas?

A pandemia foi um divisor de águas no modo de viver de muitos brasileiros, desde o delivery de comida até o carro de aplicativo. Foi pensando nessas mudanças de hábitos, que o marketing precisou adequar-se ao novo consumo do país. 

Para manter seus clientes próximos, as marcas precisam criar uma identidade, que traga credibilidade e confiança. Entendendo as necessidades de seu público, criam-se estratégias para atrair, rentabilizar e fidelizar clientes. 

Estratégias de marketing das grandes empresas de transporte

As estratégias de marketing dos aplicativos de transporte como Uber e 99 são focadas em atender às necessidades dos consumidores, destacando-se pela inovação e pelo uso inteligente da tecnologia. Estas empresas adotam abordagens diferenciadas para atrair e fidelizar usuários, utilizando campanhas publicitárias criativas, promoções e parcerias estratégicas.

Sendo assim, a Uber utiliza o marketing de experiência, uma tática que procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma empresa.

Com grandes artistas brasileiros, a marca produz campanhas que destacam a conveniência e a segurança oferecidas pelo aplicativo, além de promover novas funcionalidades, como a possibilidade de agendar viagens com antecedência. Com influenciadores digitais e propagandas na TV aberta, a Uber tenta conectar seus clientes com valores da empresa, além de criar publicidades para os próprios motoristas de app.

A 99, por sua vez, aposta em uma estratégia de marketing focada no mercado local. A empresa utiliza campanhas publicitárias que destacam seu conhecimento das necessidades específicas dos usuários brasileiros, além de parcerias com empresas locais e influenciadores digitais para aumentar sua visibilidade. A 99 também investe em promoções personalizadas, como descontos em corridas para novos usuários e programas de fidelidade que recompensam os clientes frequentes.

A plataforma tem investido seus esforços em sua carteira digital, a 99Pay oferecendo aos seus usuários vantagens e bonificações. Segundo a empresa, o novo posicionamento de marca da 99 foca na proximidade com os usuários e é norteado por três pilares, mapeados por meio de um estudo de mercado: confiança, acessibilidade e possibilidades.

“A primeira onda do reposicionamento terá como público-alvo os mais de 50 milhões de usuários do aplicativo de mobilidade da 99, que podem desfrutar de todos os benefícios oferecidos pela 99Pay a partir do momento que completarem o cadastro digital e realizarem a verificação de identidade, na aba da 99Pay no canto inferior direito no app 99.”

Vinicius do Valle, também comentou sobre as campanhas publicitárias. O coordenador de marketing da Gaudium, empresa que oferece soluções tecnológicas para apps de transporte explica que utilizar marketing e ações de publicidade no lançamento e expansão de um mobilidade é crucial para o desempenho do negócio.

“É importante fazer uma boa estratégia de divulgação, se for barata e eficaz melhor ainda, além de ações que fazem a marca se destacar no mercado, comunicando seus diferenciais de serviço, como tarifas fixas e proteção veicular, e etc”.

O especialista finaliza, ressaltando que a publicidade amplia o alcance, atraindo não só novos passageiros e corridas, como motoristas: “Com o marketing digital conseguimos segmentar e engajar o público certo. Em resumo, marketing eficaz é essencial para estabelecer a marca, aumentar a base de usuários e garantir o crescimento sustentável do aplicativo”.

Estratégias de marketing das grandes empresas de delivery 

O iFood, delivery por aplicativo, com mais de 40 milhões de usuários, expande sua estratégia de marketing através da diversificação de serviços. Podemos observar uma grande variedade na forma em que atingem seu público. 

Com propagandas na TV, grandes parceiras, como o BBB 2024, influenciadores digitais e famosos da televisão, a marca promove campanhas que não só destacam a variedade de restaurantes disponíveis, mas também a eficiência e rapidez das entregas. implementamos uma ação inovadora que sincronizou notificações push com um comercial de televisão. “Neste caso, invadimos o comercial do McDonald’s com uma notificação push do iFood que aparecia simultaneamente na TV e nos dispositivos móveis dos espectadores. Esta abordagem não só capturou a atenção de milhões de consumidores de maneira simultânea, mas também gerou uma grande conversa nas redes sociais”, conta a marca.

Sempre ligado as tendências do mercado, memes e eventos da internet, o iFood lança campanhas que se conectam com o seu público e engajam sobre acontecimentos que estão rolando, no momento que ainda foi lançada.

Um exemplo de sucesso, foi a publicidade com a Beatriz do BBB 2024. Logo após a saída da sister, o iFood fomentou as redes sociais, propagandas na televisão e mídia OOH (Out Of Home), com a nova campanha. Em seu site, a empresa revelou que o anúncio teve 9,7 milhões de interações, em menos de 24 horas.

“Uma das boas práticas indicadas é investir em produtos mais saudáveis, fornecendo acesso fácil com venda por meio de aplicativos e, sempre que possível, experiências que fomentem a satisfação do cliente em consumir seu produto”, afirma o iFood em seu site.

Além disso, a marca também se destacou nos intervalos do BBB, com a Tata Werneck anunciando as promoções do aplicativo, com um toque de humor e sensacionalismo.

Sucesso nas redes

A assessoria de imprensa do iFood, explicou que estão sempre buscando inovar em suas estratégias de marketing, utilizando todos os canais e parcerias para fomentar a nossa brasilidade: “Um bom exemplo disso é a parceria com a CazéTV, que foi uma grande aposta do iFood na Copa do Mundo de 2022 e até agora reúne diversos momentos de sucesso como Copa do Mundo Feminina e o patrocínio ao canal para as Olimpíadas de Paris 2024”.

Ainda sobre o sucesso durante a parceria com o BBB, a empresa revela: “Esta parceria nos permitiu lançar a campanha ‘Atenção. Big iFood chamando!’, que foi estrategicamente alinhada com os momentos de alta audiência do programa. A campanha foi veiculada em formato ‘primeiríssima’, garantindo visibilidade máxima ao ser exibida imediatamente antes do retorno da programação, coincidindo com a grande festa que promovemos dentro da casa”.

Além disso, o iFood conta com sua tradicional campanha de Pede IFood Já, que se tornou o guarda-chuva das ações da empresa e circulou não só em meio tradicionais de comunicações como também digitais.

Serviços exclusivos

Enquanto a Rappi adota uma abordagem de marketing integrada, combinando campanhas digitais, tráfego orgânico e offline para alcançar uma base de usuários ampla e diversificada. A empresa foca em parcerias premium com marcas renomadas para oferecer serviços exclusivos, como entregas expressas de produtos de luxo e experiências gastronômicas personalizadas. 

Com mais de 400 mil seguidores no Instagram, a Rappi se aproxima de seus clientes e torna a experiência de consumo mais engajada, através de seu marketing de influência. Com os famosos da internet, a marca aproveita campanhas sazonais para ilustrar seus serviços.

A Perspectiva do Marketing

Nivea Beyrute é coordenadora de marketing da Latam, e detalha os bastidores de uma campanha com influenciadores: “O marketing de influência é uma ferramenta super poderosa na construção de uma estratégia eficiente de marketing, porque cada vez mais os criadores de conteúdos, os famosos “influencers” interferem nas decisões de compra dos clientes e as marcas se apropriam disso como uma ferramenta complementar no seu plano de comunicação”.

Nivea ainda explica que esse fenômenos acontecem, porque os influenciadores tem o poder de estabelecer uma relação de confiança com seus públicos, ajudando as equipes de marketing na construção de uma narrativa natural e orgânica, capaz de se conectar com o consumidor.

O Papel dos Embaixadores Digitais

Sabemos que o marketing de influência cresce cada vez mais, e principalmente, com a população mais jovem. Com isso, as empresas buscam esses nomes, para atingir seu público e vender mais.

Maju Frazatto, famosa por seu conteúdo no TikTok, conta com mais de 800 mil seguidores, e influencia milhares de jovens de sua idade. Aos 20 anos, Maju já recebe propostas de publicidades, e conta sua experiência: “Normalmente marcas voltadas para o público mais jovem me procuram, e sempre buscam trazer essa face do consumidor moderno”.

Com seus vídeos de lifestyle, dia a dia e humor, Maju tenta se conectar cada vez mais com seus seguidores, e é isso que busca transparecer em suas publis: “Se tivesse que descrever em três palavras, seria espontaneidade, autenticidade e criatividade”.

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