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“Fui taxado de ladrão”, diz entregador após receber alerta do iFood

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Entregador
iFood entregador
Foto: Reprodução/Internet

Entregador relata que recebeu um alerta comunicando que é responsabilidade do entregador conferir se todos os itens estão na sacola. 

A vida de quem trabalha entregando pedidos por aplicativos é desafiadora, conforme relatado por um entregador que atua há mais de dois anos na área e escolheu manter seu anonimato. Inicialmente uma fonte de renda extra, a atividade tornou-se a principal fonte de sustento para ele, que utiliza principalmente a plataforma iFood.

“O iFood é um app muito bom, gosto de trabalhar através dele”, disse o entregador, porém ele aponta falhas significativas, especialmente no que tange ao suporte oferecido aos entregadores. “O suporte é muito falho. Não há um central de atendimento ao entregador para resolver dúvidas ou problemas. Só temos acesso a perguntas e respostas prontas que não ajudam em nada”, relata. Ele também destaca que o contato humano é restrito a situações muito específicas: “Para falar com atendimento humano, precisa ser um problema relacionado com repasse dos seus ganhos, ou algo com o cliente, como não localizado ou endereço errado”.

Além dos problemas com o suporte, o entregador expressa preocupação com a forma como os entregadores são tratados em relação às falhas nos pedidos. “Recentemente recebi um alerta que, sem me chamar diretamente, praticamente me taxou de ladrão, dizendo que é responsabilidade do entregador conferir se todos os itens estão de acordo com a nota. Mas como vou abrir a embalagem para verificar? Se está lacrada, convenhamos que isso é responsabilidade da loja, não nossa”, explica ele.

Esses alertas também são uma fonte de ansiedade, pois podem ser interpretados de maneira ampla e resultar em punições severas. “Me notificar, sem dizer quem, quando e onde, é fácil demais e injusto. Não temos direito a contestar esses alertas que ficam no histórico da plataforma, e que podem resultar em banimento”, diz ele preocupado.

O entregador enfatiza que, embora a maioria dos problemas sejam menores e façam parte do dia a dia, a falta de um sistema adequado para lidar com esses incidentes prejudica significativamente os profissionais.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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