App de entregas do interior de São Paulo, agora presente em 5 cidades, incentiva entregadores com pontos para ganhar uma moto 0 km.
Conteúdo Patrocinado por Machine.
Matheus Gileno e Wagner Ferreira, sócios, se uniram para abrir uma pizzaria em Araraquara, no interior de São Paulo. Diante da alta demanda de pedidos e da dificuldade em contratar entregadores, dialogaram com outros comerciantes e identificaram uma necessidade comum na cidade. Matheus relembra: “Precisávamos de uma empresa que prestasse esse serviço para nós, e ela não existia”.
Depois de desenvolverem o projeto, os fundadores lançaram a Del Match Delivery, um aplicativo que conecta entregadores a restaurantes. Eles venderam o negócio anterior para se dedicarem integralmente ao app. Atualmente, a Del Match Delivery está ativa em Araraquara (onde é a maior operação), São Carlos, Jaboticabal, Americana, Matão e Curitiba. Confira mais detalhes sobre o negócio:
Como funciona o serviço de delivery de vocês?
Somos uma plataforma de intermediação digital. Nossas estratégias, tanto para os estabelecimentos comerciais quanto para os entregadores parceiros, visam externalizar a demanda desses estabelecimentos. Ao contrário dos modelos em que o estabelecimento conta com seus próprios entregadores, seja em regime freelancer, CLT, etc., em momentos de maior demanda, eles recorrem à Del Match Delivery. Embora atendamos empresas nesse formato, nosso principal foco — que representa cerca de 90% do nosso volume — é nas empresas para as quais externalizamos completamente a demanda de entrega. Nosso modelo permite que gestores e proprietários de estabelecimentos comerciais dediquem mais tempo às estratégias de venda e ao gerenciamento de suas demandas e saúde do negócio, especializando-nos em entregar o produto ao consumidor final com diversas estratégias.
Como foi o início da empresa e a decisão de transformar essa necessidade em negócio?
Ao perceber que as dificuldades na pizzaria refletiam um problema comum na cidade, decidimos converter nossa solução caseira, criada inicialmente para nos ajudar e aos nossos amigos, em um negócio. Assim, a Del Match Delivery realizou sua primeira entrega oficial como serviço de delivery em maio de 2021, marcando o começo da empresa, que naquela época tinha menos de três anos. O sucesso foi imediato e expressivo, a ponto de, em dezembro de 2021, termos que vender a pizzaria para nos dedicarmos ao crescimento da Del Match. Esse crescimento acelerado possibilitou, já no início do ano seguinte, estabelecer parcerias com grandes redes, incluindo Habib’s, China in Box e Pizza Crek.
Como é a relação de trabalho com os motoristas?
O valor da corrida é repassado integralmente a eles. Portanto, se realizarem uma corrida de R$10, receberão exatamente R$10, sem descontos. E, além disso, do valor que cobramos do estabelecimento comercial — pois é ele quem nos paga —, ainda geramos uma série de benefícios para eles.
Vocês possuem programas de incentivo para os entregadores?
Destacarei os principais programas de incentivo, que oferecem recompensas baseadas na pontuação acumulada. As entregas realizadas em momentos de alta demanda geram mais pontos, assim como entregas que exigem um deslocamento maior. Esses pontos podem ser trocados por prêmios variados, desde um voucher de R$50,00 ou uma bolsa personalizada até uma moto zero km. O entregador que segue o padrão de trabalho de 8 horas diárias, conforme as normas da CLT, e que se mantém ativo conosco, pode acumular, em 4 anos e meio a 5 anos, pontos suficientes para adquirir uma moto zero.

Qual a média de tempo de entrega?
Nossa média de tempo de entrega é de 14 minutos, contados a partir do momento em que o estabelecimento solicita o motoboy, excluindo-se o tempo de produção do produto. Nosso foco é exclusivamente na eficiência operacional, incluindo o deslocamento do motoboy até o estabelecimento, a coleta do produto e a entrega ao consumidor final.
Quantos entregadores trabalham com vocês atualmente?
Temos 3.500 cadastrados hoje, mas os ativos — aqueles que recebem pagamento semanalmente — giram em torno de 600 entregadores.