Pesquisa aponta que os sedãs, SUVs e hatches são os modelos favoritas e Chevrolet, Fiat e Toyota são as marcas mais desejadas pelas mulheres.
Um recente estudo divulgado pela Webmotors destacou uma tendência marcante no comportamento de compra das mulheres no setor. Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a QuestionPro, 71% das entrevistadas manifestaram o desejo de adquirir ou trocar seu veículo atual.
Dentro desse grupo, a preferência se inclina majoritariamente para os automóveis, com 64% das mulheres apontando o interesse em comprar um carro, enquanto 7% demonstram inclinação para a aquisição de motocicletas.
A pesquisa indica ainda que 37% das entrevistadas planejam concretizar a compra nos próximos 12 meses, e 33% visam fazer a troca ainda em 2024.
O estudo também revelou que o intervalo para a substituição de veículos varia entre as consumidoras: 20% fazem a troca a cada três anos, enquanto 19% esperam seis anos ou mais.
Entre os principais motivos para a mudança, a melhoria na qualidade de vida ou no padrão do veículo atual se destaca, citado por 56% das mulheres, seguido pela necessidade de um carro maior (23%) e pela busca de um veículo que acomode todos os membros da família (16%).
Em relação às preferências, o conforto é considerado o atributo mais importante em um carro por 90% das entrevistadas, seguido por economia e desempenho (79%) e segurança (60%).
Quanto às categorias de veículos, os sedãs são os favoritos, com 54% da preferência, seguidos por SUVs (47%) e hatches (24%). Chevrolet, Fiat e Toyota são as marcas mais desejadas, e as cores preta, branca e prata lideram as preferências.
Natalia Spigai, CMO da Webmotors, comentou sobre o estudo, enfatizando a crescente influência das mulheres nas decisões de compra no setor automotivo. “A mudança de comportamento das mulheres reflete uma transformação significativa na sociedade, onde assumimos um papel cada vez mais protagonista nas decisões de compra”, afirmou.
A pesquisa contou com a participação de 700 mulheres, predominantemente na faixa etária de 25 a 34 anos, com ensino superior completo, casadas, mães, residentes na região Sudeste do Brasil e proprietárias de veículo.
Texto produzido com auxílio de inteligência artificial e com informações de assessoria.