Pensando nos ataques de ódio e discriminação aos entregadores, a Uber da França desenvolveu ações para proteger a categoria.
A Uber Eats aliou-se à Liga Internacional Contra o Racismo e, no último dia 19, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, lançou sua segunda campanha de sensibilização. Um em cada três trabalhadores de entrega (34%) relata ter sido vítima de discriminação, o que evidencia a necessidade de uma ação.
Percebendo que mais de 60% dos entregadores desconhecem seus direitos em caso de serem alvo de discurso de ódio, a Uber Eats, em parceria com a LICRA, desenvolveu um sistema de prevenção e apoio às vítimas.
Para evitar novas situações de discriminação, a empresa enviará um comunicado a todos os usuários alertando que, em caso de qualquer tipo de situação que desrespeite o entregador, a conta pode ser temporariamente ou permanentemente desativada, seja de um cliente ou de um restaurante que os desrespeite.
Bastien Pahus, Diretor Geral para França, Suíça e Bélgica, explica: ‘Os entregadores falaram-nos de sua consternação diante dos atos de discriminação, e tais situações são intoleráveis. É por isso que quisemos o apoio da LICRA, que nos ajuda a implementar ações impactantes. Com a sensibilização e prevenção como nosso primeiro tema, desenvolvemos este ano uma campanha forte em que apelamos ao respeito pelos entregadores. Há palavras que se destacam e não são esquecidas. Esperamos que isso ponha fim a tudo.’
Em 2022, a Uber criou uma proteção jurídica que oferece aos entregadores acesso direto a advogados que os informam sobre seus direitos e os orientam em seus procedimentos, além de cobrir custas judiciais de até 5.000€.