Os chamados e-Volksbus começam a ser produzidos no segundo semestre de 2024.
A Volkswagen anunciou, no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, o início da produção do e-Volksbus, seu primeiro ônibus elétrico, para o segundo semestre de 2024.
O evento, que acontece nos dias 12 e 13 de março, foi organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) em colaboração com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
Desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO em Resende (RJ), o e-Volksbus representa um marco na jornada da empresa rumo à sustentabilidade. Aproveitando cinco anos de experiência com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% brasileiro, o e-Volksbus compartilha tecnologias e componentes com seu antecessor, garantindo resistência às condições severas de operação no Brasil.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou o compromisso da empresa com a inovação em transporte sustentável. “Após extensos testes e desenvolvimento, estamos prontos para começar a produção do e-Volksbus, marcando uma etapa significativa na adaptação da nossa linha de produção para veículos elétricos”, afirmou.
O modelo, que iniciou seus testes em maio do ano passado, foi projetado para atender às crescentes demandas por soluções de transporte mais ecológicas. Com capacidade para 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km por carga, o ônibus é ideal para operações urbanas.
Seu sistema de carregamento é otimizado para o período noturno, maximizando a produtividade durante o dia. Além disso, o veículo incorpora tecnologias como a frenagem regenerativa, que estende a vida útil da bateria e reduz o desgaste dos freios, e o Eco-Drive Mode, ajustando o consumo de energia de acordo com a necessidade.
Outras características incluem proteção contra inundação, adaptando o ônibus às variadas condições de operação no Brasil, sistema de ajoelhamento para facilitar o acesso dos passageiros e suspensão pneumática integral para maior conforto.
Destacando sua versatilidade, o e-Volksbus utiliza uma arquitetura modular exclusiva, permitindo a produção de veículos elétricos de diversos tamanhos, desde micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros.
Texto produzido com informações de assessoria.