Zé Delivery registra aumento de 22% nas vendas e pico de 70% no GMV durante a Black Friday, impulsionando um crescimento anual de 8% em 2023.
No dia 29 de fevereiro, a Ambev divulgou seus resultados para o quarto trimestre, destacando a expansão de seus canais de distribuição através de iniciativas digitais.
Entre os destaques está o Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas, que registrou um crescimento de quase 20% em sua base anual, alcançando 5,7 milhões de usuários ativos mensais. O Valor Médio do Pedido (AOV) da plataforma também aumentou 11% em relação ao ano anterior.
Este avanço pode ser atribuído ao aumento na consciência da marca e à expansão geográfica do app, que dobrou sua presença, chegando a 714 cidades brasileiras até o final de 2023.
Em novembro do ano passado, o Zé Delivery alcançou um pico inédito tanto em vendas quanto em número de usuários. O valor total das transações realizadas na plataforma (GMV) teve um aumento de 22% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Só na sexta-feira da Black Friday (24/11), o GMV registrou uma alta de 70%. No total, o GMV cresceu 8% em 2023.
Além disso, o aplicativo registrou 5,6 milhões de consumidores ao longo de novembro. Esse número supera em aproximadamente 4% o recorde anterior estabelecido durante a Copa do Mundo de 2022.
A Ambev também aumentou a diversificação de seu portfólio, registrando aumentos significativos nas vendas de vinhos e destilados, com crescimentos de 30% e 15%, respectivamente.
Globalmente, a matriz da Ambev, AB InBev (BUD), também reportou resultados robustos, com seu ecossistema gerando cerca de US$1,5 bilhão em receitas em 2023. O lucro da empresa passou dos US$15 bilhões.
Operando em 21 mercados, as “megamarcas” do grupo, incluindo Zé Delivery, TaDa e PerfectDraft, atenderam mais de 69 milhões de pedidos de e-commerce, com uma receita que ultrapassou os US$ 550 milhões, marcando um crescimento anual de 15%.
No Brasil, a empresa também destacou o avanço de outras iniciativas digitais, como o BEES, uma plataforma digital B2B que conecta a Ambev a bares e restaurantes. Presente agora em 8 dos 10 principais mercados da Ambev, o BEES viu seu GMV crescer mais de 44% em relação ao ano anterior, atingindo 835 mil clientes.
A sustentabilidade também é um ponto abordado pela empresa. A Ambev divulgou metas sustentáveis para 2025, que incluem melhor gestão de água, agricultura sustentável e embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado. Em 2023, recebeu aprovação no seu projeto de redução de emissões.