Nova política do iFood combate a discriminação e violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos. A iniciativa deixa clara a proibição de qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra qualquer pessoa que faça parte do aplicativo, como entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.
Qualquer atitude que viole o código de conduta do aplicativo deve ser denunciada. Se o colaborador estiver em rota, no App iFood para Entregadores, deve-se clicar no botão de emergência. Caso não esteja em trajeto, deve-se usar o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu, clicar em “Sofri um Incidente” e relatar detalhadamente o ocorrido, anexando tantas evidências quanto possível.
Caso o entregador não esteja em rota, deve acessar o App iFood para Entregadores, utilizar o tópico “Alerta de casos graves” disponível no menu, clicar em “Sofri um Incidente” e detalhar o incidente, anexando tantas evidências quanto possível.
Caso o pedido esteja em andamento, deve-se usar o Gestor de Pedidos ou o Portal do Parceiro, acessar o tópico ‘Pedido em andamento’ > Pedido > ‘Problemas com este pedido?’ > Fale com iFood > Preencher as informações e anexar as evidências. Se os operadores logísticos e franqueados tiverem qualquer problema, devem acessar o JIRA, inserir seu e-mail, continuar com a conta, clicar na aba Franqueado ou Operador Logístico, dependendo da categoria, e relatar o incidente.
Após a denúncia, o iFood implementou um sistema de sanções para infrações ao seu Código de Ética e Política de Combate à Discriminação e Violência, variando de advertências a desativação de contas, baseadas na gravidade e impacto das ações.
A empresa também criou uma Central de Apoio Psicológico e Jurídico, em colaboração com a Black Sisters in Law, oferecendo assistência gratuita a entregadores afetados por discriminação ou violência no trabalho.