Em janeiro, a Uber implementou alterações nas categorias Black e Comfort, afetando os motoristas e os padrões de veículos aceitos nessas categorias. Essas mudanças têm gerado um impacto na operação e na rentabilidade dos condutores, que compartilham suas experiências frente às novas diretrizes.
Desafios e Adaptações dos Motoristas
Mauricio, dono de um Ford Ka Sedan 2020, e motorista de aplicativo do grupo Feras do Asfalto de Belo Horizonte, destaca a diferença de rentabilidade entre as categorias Comfort e X.
“Possuo um Ford Ka Sedan 2020 em excelentes condições. Restam 33 prestações de R$715,00 para a quitação do veículo. No Comfort, a tarifa por quilômetro rodado varia entre R$2,80 e R$3,00, proporcionando maior ganho em comparação à categoria X, que, apesar de apresentar uma demanda mais alta, oferece tarifas de R$1,50 a R$1,40 por quilômetro.”
Williamar, por outro lado, enfrentou desafios ao tentar qualificar seu Onix Plus para a categoria Black. Apesar de cumprir com os requisitos de avaliação e número de viagens, as novas regras excluíram seu veículo desta categoria de luxo. Mesmo com sua experiência e alta nota na plataforma, Williamar teve que se adaptar à categoria Comfort, observando um aumento de 10% nos ganhos, apesar das viagens frequentemente mais curtas e com pequena diferença de preço em relação ao Uber X.
“Troquei de carro para um Onix Plus, visando qualificar-me para a categoria Black, que até o último ano aceitava este modelo. Contudo, o carro não é mais aceito nesta categoria. Apesar de superar os requisitos de avaliações e número de viagens exigidos — com mais de 7 anos na plataforma, quase 11 mil viagens realizadas e uma nota de 4.98 —, enfrento contradições nas exigências, como a necessidade de um porta-malas com capacidade superior a 330 litros, quatro portas, ar-condicionado, mais de 100 viagens completadas e uma nota acima de 4.85. Ainda assim, atuando na categoria Confort, que é preferida por clientes de classe média e média alta, e apesar das viagens frequentemente curtas com pequena diferença de preço em comparação ao Uber X, observei um aumento de apenas 10% nos meus ganhos.”
Aloísio, com um Voyage 2019, vivenciou a reclassificação de seu veículo para a categoria X, após dois anos operando no Comfort. As novas regras da Uber resultaram em uma redução de ganhos para ele, dado que a categoria Comfort oferecia, para ele, rendimentos 50% maiores:
“Possuo um Voyage 2019, que utilizava na categoria Comfort da Uber por 2 anos. Recentemente, com as novas regras da Uber, meu carro foi reclassificado para a categoria X, resultando em uma redução de ganhos, visto que a categoria Comfort oferecia rendimentos 50% maiores. Apesar de ter uma alta avaliação e manter meu carro bem conservado, as viagens na categoria X são menos rentáveis, exigindo uma seleção cuidadosa para alcançar um valor satisfatório.”
Como justificativa, a Uber publicou em seu site a seguinte declaração:
“A indústria automotiva está em constante evolução, por isso a Uber está constantemente atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas categorias atrativas e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma, dentro das expectativas de todos que utilizam esses produtos. A Uber revisa os critérios de modelos incluídos no Comfort e Black periodicamente, a partir de pesquisas nas quais os usuários apontam os motivos mais importantes para a decisão de pedir viagens nessas categorias.”
Questionada sobre os motivos da exclusão dos veículos Voyage, Siena/Gran Siena, Joy Plus, e Ka Sedan para Uber Comfort, a empresa disse:
“ A Uber revisa os critérios de modelos incluídos no Uber Comfort periodicamente, a partir de pesquisas nas quais os usuários apontam os motivos mais importantes para a decisão de pedir viagens na categoria. Essa revisão é importante para manter o Comfort atrativo e estimular sua adoção pelos usuários. Em nossas pesquisas, esses modelos, entre outros, foram apontados como tendo espaço interno insuficiente para atender às expectativas dos usuários, portanto deixarão a categoria Comfort a partir de Janeiro de 2024.”