Pesquisar

Como é ser motorista de app em Brasília: “Melhor capital para trabalhar”

ponto de exclamacao .png
Motorista
Brasilia motorista
Brasilia motorista

A equipe da 55 realizará uma jornada pelo Brasil, dialogando com motoristas em diversas cidades para compreender as particularidades e experiências de cada localidade.

O primeiro entrevistado será o motorista de aplicativo Alexandre Pena da Silva, com mais de sete anos de experiência no setor em Brasília, ele discute os diversos aspectos da categoria. Silva, que ingressou na área devido a necessidades financeiras e por gostar de dirigir, compartilha insights sobre os melhores e piores locais para realizar corridas na capital federal, além de suas preferências pessoais no trabalho.

Na segunda parte da entrevista, o foco se volta para a análise dos diferentes aplicativos de transporte, como Uber, 99 e inDrive. Silva aborda as principais queixas dos motoristas, com ênfase nas taxas cobradas pelas plataformas. Ele oferece detalhes sobre os rendimentos médios de um motorista em Brasília, as variações de demanda durante a semana e experiências com passageiros:

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

Poderia se apresentar e nos contar há quanto tempo você trabalha como motorista de aplicativo?

Meu nome é Alexandre e trabalho como motorista de aplicativo em Brasília há mais de sete anos. 

O que o motivou a começar a trabalhar como motorista de aplicativo?

Comecei por necessidade de renda e porque sempre gostei de dirigir e lidar com o público. 

Quais são os melhores lugares para pegar corrida? E quais são os piores? Explique porque.

Aqui, os melhores lugares para pegar corridas são as cidades satélites, apesar de terem corridas menores e problemas de pavimentação. Em Brasília, tudo é distante. Por exemplo, uma corrida de sete horas para o Plano Piloto é comum.

O Plano Piloto, embora central, não é bom para conseguir corridas de volta. A solução é “bater lata”, ou seja, voltar vazio para as cidades satélites. Ainda assim, Brasília é, na minha opinião, a melhor capital do Brasil para motoristas de aplicativo em termos de segurança, pavimentação e geografia. Não há lugares ruins para pegar corridas aqui, todos os lugares chamam.

Um ponto interessante é que às vezes estou em Brasília e, após poucos quilômetros, já estou em Goiás devido à proximidade com a região metropolitana. As corridas para Goiânia são frequentes e lucrativas. Goiânia fica a 180 quilômetros, então as corridas para lá são boas oportunidades. Eu organizo minhas viagens de volta para Brasília através do BlaBlaCar, garantindo que o carro esteja cheio e a viagem seja rentável.

Particularmente as corridas que menos gosto são as curtas, conhecidas como “pescoço”, e as idas ao supermercado, onde os clientes às vezes pedem para esperar. Muitos clientes são abusivos, pedindo carros menores para economizar, mesmo quando têm muita bagagem. Mas particularmente, minha corrida favorita é para Goiânia, que é de longa distância. 

Quais aplicativos rodam por aí? E qual é o preferido dos motoristas?

Eu sou motorista de aplicativo e vejo vários aplicativos sendo usados. O mais popular entre os motoristas é a Uber, a pioneira no mercado. Porém, a 99 também é muito utilizada e tem melhorado bastante. Sou fiel à 99, mas reconheço que a inDrive também está ganhando espaço, principalmente porque suas taxas para os motoristas são menores em comparação com a Uber e a 99. 

Qual é a principal reclamação dos motoristas?

A Uber, infelizmente, cobra as maiores taxas e isso é uma reclamação comum entre os motoristas. Todos falam sobre as altas taxas e o valor mínimo das corridas que a Uber cobra.

Quanto ganha, em média, um motorista na cidade?

Quanto aos ganhos, aqui em Brasília, um motorista trabalhando 8 horas por dia pode ganhar entre 2 e 3 mil reais líquidos, já descontando os gastos de manutenção, gasolina, etc. Eu trabalho mais, cerca de 12 a 15 horas por dia, para conseguir esse valor. Não sou de recursar muitas corridas. Os dias mais fracos são terças e quartas, mas compensamos trabalhando mais nos outros dias.

Em geral, como é a relação com os passageiros na cidade?

Minha relação com os passageiros na cidade é muito boa, tranquila, e diversificada, pois atendo pessoas de diferentes lugares. Já reconheci passageiros e, em um dia, atendi a mesma pessoa três vezes, o que foi uma coincidência engraçada. 

Já trabalhou em outras cidades? Qual a diferença que sentiu?

Além de Brasília, trabalhei em outras cidades como BH, Rio, Campinas, Goiânia e Anápolis. Sinto que Brasília é mais segura, e a remuneração varia entre as cidades. O Rio é bom para ganhar dinheiro, mas evito dirigir lá por não conhecer bem a área. Ainda não trabalhei em São Paulo, apenas em Campinas por um curto período.

Clique aqui caso queira compartilhar conosco a experiência de ser motorista em sua cidade.

Foto de Giulia Lang
Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

Pesquisar