A BlaBlaCar anunciou, nesta quarta-feira (16/01), que o Brasil recentemente superou a França, tornando-se o maior mercado de compartilhamento de caronas da BlaBlaCar do mundo.
A BlaBlaCar é uma plataforma de compartilhamento de caronas que conecta motoristas com assentos vagos em seus veículos a passageiros que buscam uma viagem para o mesmo destino.
Os usuários podem pesquisar viagens disponíveis, verificar perfis de motoristas e passageiros, e coordenar detalhes como local de encontro. A BlaBlaCar cobra uma taxa sobre as transações realizadas através de seu site ou aplicativo para cobrir seus custos operacionais.
A plataforma, que lidera em viagens compartilhadas e também atua como um mercado para passagens de ônibus, agora conta com 17 milhões de usuários brasileiros.
Tatiana Mattos, a responsável pela BlaBlaCar no Brasil, comentou que a liderança do Brasil era esperada, especialmente após a recuperação do setor de turismo e viagens no país em 2023.
“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023. O Brasil tem dimensões continentais, o que permite muito espaço para crescimento. E agora, mais do que nunca, País se torna um dos maiores focos da empresa. Com isso, vem também mais inovação, investimento e um olhar supercriterioso para as necessidades dos usuários”, diz Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.
A BlaBlaCar, que opera no Brasil há oito anos, encerrou 2023 com um aumento de 160% na venda de passagens de ônibus e 40% em caronas. Dentre os 22 países onde atua, o Brasil foi o líder em conexões para viagens no ano de 2023, com quase 25 milhões de conexões – 50% a mais que na França.
Para 2024, a BlaBlaCar planeja expandir ainda mais a oferta em seu mercado de ônibus, aumentando o número de rotas. A meta é elevar o número de empresas de ônibus parceiras de 214 para 250, cobrindo mais de 90% das linhas de ônibus regulares no Brasil.
“Em 2023, nossa estratégia de direcionar o crescimento a regiões específicas se mostrou um sucesso. Ampliamos significativamente a presença da BlaBlaCar no Nordeste, por exemplo, dando sequência ao plano de expansão da plataforma no Brasil, inicialmente focado no Sul e Sudeste”, acrescenta Tatiana Mattos.
O mês de dezembro foi o mais movimentado do ano para a plataforma, com recordes de caronas no dia 23 e o pico de movimento para os ônibus no dia 30.