Patrocinado por IDN Network.
Everton Batista trabalhava com gestão de obras, mas, após seis anos sobrecarregado, percebeu que era hora de mudar de carreira.
Durante um período de recuperação de uma cirurgia, ele refletiu sobre sua vida profissional e decidiu se tornar motorista de aplicativo.
“Em julho de 2022, já cadastrado na Uber e na 99, resolvi assumir o volante e me inscrevi na Liga by Comobi e na inDrive, disponíveis na minha região, que inclui Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.”
Ele logo começou a receber reclamações de passageiros sobre a qualidade do serviço das grandes plataformas, o que o levou a atender corridas particulares.
“Sempre busquei algo mais e quis oferecer um atendimento diferenciado. Pesquisando na internet, encontrei informações sobre o app IDN Network.”
O IDN é uma ferramenta que permite aos motoristas se tornarem independentes, transferindo os clientes de outras plataformas para si e evitando taxas abusivas.
Após o cadastro, o motorista define seu preço e outros detalhes do serviço, criando sua própria divulgação para captar clientes. O app oferece um código QR único, que permite aos clientes adicioná-lo automaticamente antes mesmo de baixar o aplicativo.
Everton passou a atender clientes particulares pelo IDN e relata que 50% de sua receita atual vem desse tipo de serviço.
Para atrair passageiros, faz panfletagem em caixas de correios, estabelecimentos e outras localidades acessíveis. “Consigo mais clientes no carro, quando vêem o sistema de propaganda em meu tablet e as promoções que ofereço, iniciando conversas sobre soluções que outras plataformas não oferecem.”
Ele menciona que dá um chocolate a cada passageiro como lembrança.
Sobre o faturamento com corridas particulares, Everton explica que varia conforme a localidade. “Com pouca divulgação, já consegui faturar R$ 3.000,00 no app.”
Ele aconselha outros motoristas interessados no app da IDN a se atualizarem, pesquisarem, participarem do grupo oficial no Telegram e conversarem com motoristas de sucesso. “Temos mentoria no próprio app. Mudem a visão e o conhecimento do modo Uber, pois a IDN é mais do que uma plataforma, é uma ferramenta. O uso que você fará dela depende de você. Transforme-a no que você precisa, não no que quer, e juntos ou individualmente encontraremos soluções para nossas queixas.”
Luis, CEO da Be Tesla, enfatiza que motoristas que acreditam ser verdadeiramente autônomos estão, na realidade, iludidos. Eles não têm controle sobre a definição de tarifas, não gerenciam sua carteira de clientes e, para piorar, enfrentam penalidades por recusar corridas.
A plataforma IDN destaca-se como a única opção global que capacita motoristas a conquistarem inicialmente uma renda extra, atendendo clientes particulares. Em uma segunda fase, possibilita a completa independência das plataformas que atualmente enganam os motoristas sobre a verdadeira autonomia profissional.