A 99 anunciou na última semana que está começando a apresentar a foto do passageiro para o motorista em todo o Brasil.
O recurso tem como objetivo, segundo a empresa, aumentar a segurança e aprimorar a experiência tanto para passageiros quanto para motoristas.
A 99 conta que constatou em pesquisa que a inclusão da foto do passageiro melhora a experiência na plataforma. Segundo os dados, os motoristas tendem a aceitar mais viagens de passageiros que possuem perfis completos. Durante a fase de testes, 90% dos motoristas relataram sentir-se mais seguros com a medida, que facilita a identificação do passageiro e torna o encontro no momento do embarque mais tranquilo.
“Percebemos uma grande colaboração dos passageiros após a fase de testes, pois 1 em cada 3 já contam com a foto de perfil. Seguimos trabalhando para conscientizar os usuários para inserir essa informação, pois é uma pequena atitude que faz muita diferença para o motorista parceiro e, consequentemente, melhora ainda mais a segurança, tanto para quem dirige, quanto para quem viaja.”, afirma Leandro Abecassis, diretor de Produto e Experiência da 99.
O processo para inserir a foto no aplicativo da 99 leva em média 15 segundos e o passageiro pode escolher uma imagem da galeria do celular ou tirar uma foto na hora com a câmera do aparelho. Além disso, a plataforma conta com uma inteligência artificial que verifica se a foto é, de fato, de uma pessoa.
Com a nova atualização, o condutor verá a foto do passageiro assim que chegar ao local de embarque, o que permite verificar se a pessoa que o espera corresponde àquela que solicitou a viagem.
A iniciativa faz parte de um projeto maior da 99, que visa estimular perfis mais completos dos passageiros. Segundo a empresa, isso melhora a experiência dos clientes e incrementa a segurança em todas as corridas. A 99 reforça, em nota, que as informações cadastradas na plataforma são utilizadas somente para finalidade de viagens intermediadas pelo aplicativo, em total conformidade com as Políticas de Privacidade da empresa e em respeito às leis de proteção de dados (LGPD).
A foto do passageiro é um pedido constante de motoristas de aplicativo em todo Brasil. Inclusive em algumas localidades, já há projetos de lei obrigando a medida. No Amazonas, por exemplo, a assembleia legislativa aprovou uma lei neste sentido.