Os aplicativos de transporte como Uber e 99 são um sucesso no país. Porém, a chegada deles no Brasil afetou diversos outros serviços, como o mototáxi.
Anteriormente, atuando com sistema de rádio, as centrais e mototaxistas precisaram se reinventar para seguir competindo. Assim, nesse cenário nasceu o América Motoboy, o app dos mototaxistas de Aracaju.
Werter Hora, um dos gestores do aplicativo , conta que anteriormente eles trabalhavam com sistema de solicitações de corrida por rádio.
A forma de cobrança virou um problema devido a falta de controle. Diferente dos apps, a solicitação via rádio não calcula com total precisão a distância da corrida. Assim, a cobrança pode não ser justa em todos os casos. “Sempre tivemos dificuldades com relação a cobranças. Muitos não seguiam a tabela de preço por não ter nenhum dispositivo que pudesse controlar os deslocamentos com precisão.”
Além disso, como mencionado anteriormente, a chegada dos apps de corridas particulares gerou uma concorrência enorme. “Nossa maior dificuldade foi a chegada dos aplicativos de carros. Hoje praticamente cobram preços a quase o mesmo valor de motoboy. Então, tivemos que nos reinventar e moldar nossos colaboradores pra adequação e competitividade no campo de mobilidade”.
Sucesso do aplicativo
Para Werter, o sucesso se dá por dois motivos. Primeiro, o preço justo para todos os envolvidos. Depois, a excelência no atendimento. “O nosso diferencial tem sido um preço atrativo e justo para os nossos clientes. Além da qualificação dos nossos colaboradores e a busca do melhor atendimento, sempre de forma rápida e segura”.
O sucesso do app reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida tanto dos mototaxistas quanto dos passageiros. Além, é claro, do crescimento econômico e melhoria da mobilidade da cidade. “Me sinto muito grato e feliz por saber que estamos contribuindo de forma positiva para geração direta e indireta de emprego e sustento de varias famílias. Além de contribuir de forma positiva para o crescimento de nossa cidade”.
Expansão e crescimento
Segundo Werter, a profissão exige uma dedicação diária em capacitar, cada vez mais, os mototaxistas cadastrados. Afinal, para ele, o atendimento prestado resultada em uma maior demanda de corridas.
Atualmente, o América Motoboy atua apenas em Aracaju. Contudo, os planos são de expansão do projeto. “A expectativa é chegar em outras cidades. Sempre de forma ordenada e com mão de obra qualificada, prestando um melhor serviço à população usuária do nosso sistema”.
América Motoboy: um aplicativo Machine
A América Motoboy é um aplicativo desenvolvido com a tecnologia Machine. A Machine, empresa brasileira especializada em apps de transporte, oferece a mototaxistas de todo o Brasil a possibilidade de ter o próprio app com nome, logo e regras escolhidas por eles mesmos.
Segundo Werter, a satisfação com a plataforma é de 100%. “A aceitação do aplicativo tanto dos mototaxista quantos clientes foi muito boa devido a praticidade, eficiência e objetividade”.
A Machine oferece para seus gestores total controle sobre a forma de operação do aplicativo. Isso significa que é o empresário que define a forma de cobrança de seus mototaxistas e os descontos para os passageiros.
Para mais informações, dicas e curiosidades do mercado de aplicativos de mototaxistas, fique atento ao nosso blog.