Uber e Etihad Rali pretendem expandir serviços de mobilidade nos Emirados Árabes.
Na última segunda-feira (22), a Uber assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Etihad Rali, empresa responsável pelo desenvolvimento e operação da Rede Ferroviária Nacional dos Emirados Árabes Unidos. Sob os termos do MoU, a Etihad Rali e a Uber irão trabalhar em conjunto para aprimorar as iniciativas de First e Last Mile (primeiro e último trecho) de transporte, expandir serviços nos Emirados Árabes, análise de dados de mobilidade e intercâmbio de melhores práticas.
A cerimônia do MoU contou com a presença de Nicolas Petrovic, diretor executivo de mobilidade da Etihad Rail, e Frans Hiemstra, diretor e gerente geral regional do Oriente Médio e África da Uber. O evento ocorreu durante a 17ª edição do Middle East Rail, o maior e mais renomado evento de transporte na região do Oriente Médio, Norte da África e sul da Ásia. A Etihad Rail foi a responsável pela organização do evento pelo segundo ano seguido.
Conforme determinado no MoU, ambas as entidades se comprometerão a compreender a dinâmica e a movimentação dos passageiros entre as cidades dos Emirados Árabes Unidos. Para alcançar esse objetivo, serão realizados estudos sobre os padrões de viagem, como a duração e as distâncias percorridas, bem como a análise dos principais pontos de deslocamento entre as cidades do país, incluindo estações de ônibus e metrô, além da distribuição das viagens a partir desses centros de transporte. Segundo nota emitida pela Uber, através dessa colaboração, a Etihad Rail e a Uber pretendem aprimorar o transporte integrado de passageiros nos Emirados Árabes Unidos.
Além disso, a Etihad Rail e a Uber irão explorar oportunidades para integrar serviços de transporte por aplicativo e avaliar a viabilidade de criar áreas específicas dentro das estações de embarque e desembarque dedicadas à Uber, a fim de permitir que os passageiros possam planejar suas viagens de forma mais unificada. Ambas as partes também têm a visão de colaborar no potencial de expansão dos serviços da Uber para outras cidades e regiões nos Emirados Árabes Unidos.
“O transporte público é a espinha dorsal de qualquer cidade e é indispensável para movimentar mais pessoas com eficiência, evitando congestionamentos e limitando a poluição. Mas a maneira como as pessoas usam o transporte público está mudando, e a tecnologia tem um grande papel a desempenhar para nos ajudar a resolver desafios complexos de transporte. Na Uber, acreditamos que o futuro da mobilidade urbana é um modelo que apoie a mobilidade compartilhada, elétrica e multimodal, e a transferência de conhecimento é uma parte essencial desse processo. Juntamente com a Etihad Rail, compartilhamos a visão de transporte mais acessível e integrado e esperamos que nosso aprendizado, experiência e tecnologia globais ajudem milhões a fazer escolhas inteligentes e compartilhadas de mobilidade”, afirma Frans Hiemstra, diretor e gerente geral regional da Uber no Oriente Médio e no Norte da África.
Nicolas Petrovic, CEO da Etihad Rail Mobility, declara: “Este MoU está alinhado com os esforços da Etihad Rail para fornecer transporte acessível e integrado nos Emirados Árabes Unidos, inclusive em áreas com acessibilidade limitada. Nosso objetivo é melhorar os padrões de vida e o bem-estar dos residentes e facilitar o deslocamento entre todas as áreas do país de forma rápida, eficiente, confortável e acessível. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com a Uber e nos beneficiar de sua experiência em transporte global por meio da tecnologia”.
Após sua conclusão, o serviço de trem de passageiros da Etihad Rail proporcionará a conexão entre 11 cidades e regiões nos Emirados Árabes Unidos, abrangendo desde Al Sila até Fujairah. Os trens de passageiros operarão a uma velocidade de 200 km/h, encurtando significativamente o tempo de viagem entre os emirados e possibilitando deslocamentos rápidos e contínuos. Por exemplo, os passageiros poderão percorrer a distância entre Abu Dhabi e Dubai em apenas 50 minutos, entre Dubai e Fujairah em 50 minutos e entre Abu Dhabi e Fujairah em apenas 100 minutos.
A Etihad Rail foi a anfitriã da 17ª edição do evento Middle East Rail, cujo objetivo é destacar suas capacidades no transporte de carga, conectividade em todo o país e parcerias na indústria. O evento, realizado sob o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, vice-presidente, vice-primeiro-ministro e ministro do Tribunal Presidencial, em colaboração com o Ministério de Energia e Infraestrutura, o Departamento de Cultura e Turismo e a GCC Railways Authority, ocorreu no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) nos dias 15 e 16 de maio de 2023.