Startup gaúcha expande suas atividades para a maior cidade da América Latina e pode concorrer com grandes aplicativos pelas corridas curtas.
A startup gaúcha de transporte Grilo Mobilidade anunciou a expansão de suas atividades para São Paulo, a maior cidade da América Latina. A partir da última quinta-feira (13), a startup começou a oferecer triciclos elétricos para os paulistas. A Grilo opera com base no conceito de micromobilidade em distâncias curtas de até 6 km e estará disponível em cinco bairros: Jardim Paulista, Paraíso, Bela Vista, Cerqueira César e Consolação. De acordo com informações da Forbes, haverá 20 triciclos disponíveis no entorno da Avenida Paulista, com viagens a partir de R$ 4,89.
Os triciclos elétricos têm cabine fechada, espaço para um motorista e dois passageiros, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12. Eles podem atingir até 50 km/h e funcionarão das 8h às 20h, de segunda a sábado. Embora a empresa afirme não ser uma concorrente direta de aplicativos de corrida, os triciclos podem substituir corridas e entregas convencionais para trajetos curtos, com mais segurança, praticidade, velocidade e conforto. Além disso, os motoristas licenciados receberão até 60% do valor da corrida.
A Grilo Mobilidade foi criada em julho de 2020, durante a pandemia, e já conquistou muitos usuários em Porto Alegre, onde conta com 15 veículos e 50 mil usuários cadastrados. A expansão para São Paulo visa aliviar a alta demanda por deslocamentos de curtos trajetos em regiões movimentadas, como a Avenida Paulista. Os triciclos foram desenvolvidos pela Grilo com equipamentos de segurança exigidos pela legislação brasileira, importados de uma montadora asiática, e possuem autonomia de 80 quilômetros com uma carga completa de oito horas.
Os motoristas são contratados como MEI (microempreendedor individual) e recebem o veículo 100% elétrico, emplacado, recarregado, higienizado e segurado sem nenhum custo. Para se tornar um condutor da Grilo, é necessário realizar um cadastro no site, possuir carteira de habilitação A ou AB, estar disponível para passar por uma avaliação criteriosa e participar de treinamentos teóricos e práticos.
O aplicativo está disponível para celulares android e iOS.