A 99Food, que já havia deixado de cadastrar entregadores em janeiro, agora encerrará o atendimento a restaurantes.
A 99 anunciou na última sexta-feira (17) o fim do aplicativo de delivery 99Food. A notícia foi divulgada pelo Valor Econômico e confirmada pela equipe do 55content.com.br.
Em janeiro, a empresa já havia anunciado o fim do cadastro de entregadores para a realização das entregas. Desde então, disponibilizava o aplicativo apenas como um marketplace para as vendas de produtos de restaurantes, ou seja, a entrega era realizada somente pelos entregadores dos próprios restaurantes.
Com a decisão, a partir do dia 17 de abril, não será mais possível vender ou comprar produtos pelo 99Food.
“Ao lançarmos a 99 no Brasil há mais de 10 anos, nosso objetivo sempre foi oferecer serviços acessíveis e úteis ao dia a dia dos nossos usuários, e que também proporcionem oportunidades de ganhos aos nossos parceiros. Para continuarmos democratizando os nossos produtos e serviços, constantemente avaliamos como podemos servir melhor às necessidades e desejos dos nossos usuários”, explicou a empresa em nota para a imprensa.
Segundo a empresa, eles irão concentrar recursos no desenvolvimento de seus serviços de duas rodas, com a expansão do 99Moto em transporte de passageiros e a 99Entrega Moto em delivery.
A empresa diz que já informou seus estabelecimentos parceiros sobre a decisão e espera que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as soluções logísticas da empresa para continuarem distribuindo suas refeições. Já em relação aos entregadores, a 99 informou que eles podem manter seus ganhos no app com o 99Moto e 99Entrega Moto, nos locais onde esses serviços estão disponíveis. Em Manaus, a empresa já atua com uma solução de entregas com motos.
“A nossa dedicação aos usuários brasileiros e às comunidades em que atuamos permanece inalterada. Nós temos soluções robustas de Mobilidade e Fintech que, combinadas, permitem que mais pessoas prosperem por meio da nossa plataforma diariamente”.
A empresa informou que não haverá demissões e os funcionários que trabalhavam no projeto deverão ser realocados.
A saída da 99Food acontece meses depois de um acordo entre o Cade e o iFood
Em fevereiro, o iFood e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) assinaram um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) que busca trazer mais equilíbrio ao mercado de delivery no país, que hoje é dominado pela empresa.
O principal ponto do acordo é o controle sobre os contratos de exclusividade do iFood com grandes redes do país. Com o termo, o iFood passou a ter um limite máximo de 25% no volume de vendas atrelado a restaurantes exclusivos do app. Nos municípios com mais de 500 mil habitantes, apenas 8% dos restaurantes que trabalham com a plataforma poderão assinar contrato de exclusividade.
Além disso, novos contratos de exclusividade serão limitados a 2 anos e os que já estão em vigor com mais de 2 anos entram em quarentena de pelo menos 1 ano.
O iFood também não pode assinar contratos de exclusividade com redes que tenham 30 ou mais estabelecimentos.
Questionada se o acordo do iFood com o Cade não foi suficiente para tornar o mercado competitivo para outros players, a 99 não respondeu.