O marketing de influência é uma das diversas formas de marketing nas plataformas digitais.
O marketing de influência é uma estratégia onde as marcas contratam influenciadores digitais para otimizarem a jornada de compra ou relevância do produto.
Essas pessoas são produtoras de conteúdo na internet e têm um público engajado que consome esse conteúdo.
Assim, ao investir em marketing de influência, a empresa faz uma parceria com esse influenciador e ele divulga o produto para o seu público. Eles funcionam como uma ponte entre você e seus futuros clientes.
Os influenciadores fazem hoje na internet o que a publicidade faz na televisão, por exemplo. Como assim? Na TV, uma marca paga para a emissora exibir sua propaganda no intervalo comercial (nas pausas dos programas).
Já com os influenciadores, eles são pagos para divulgar o produto, a marca, o serviço ou o aplicativo para seus milhares de seguidores em posts ou vídeos.
A diferença é que, ao contratar um influenciador digital, seu produto será divulgado para um público específico e as chances de conversão são mais altas.
Além disso, o público daquele influenciador se identifica não apenas com o conteúdo produzido, mas com a pessoa em si. O influenciador passa confiança e a audiência se identifica com ele.
Quem são os influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são todos os produtores de conteúdo independente na internet que possuem um forte poder de influência sobre seu público.
Eles não têm apenas um grande número de seguidores, mas têm seguidores engajados que assistem o conteúdo produzido, interagem e consomem o que eles indicam.
Os influenciadores digitais costumam ser divididos por nichos: moda, beleza, humor, empreendedorismo, etc.
No nicho da mobilidade urbana, por exemplo, existem dois influenciadores bastante conhecidos: Fernando Floripa e Marlon Luz.
Os dois são motoristas de aplicativo e produzem conteúdo sobre o dia a dia da profissão. Além disso, divulgam aplicativos e produtos de interesse de motoristas, passageiros e empresários do ramo.


Por que investir em marketing de influência?
Como já mencionamos, o público do influenciador digital acompanha, admira e confia no conteúdo que ele produz. Isso se estende aos produtos que ele divulga.
A plataforma Tomoson realizou uma pesquisa, onde constatou que o marketing de influência é um método que traz clientes qualificados para 51% dos profissionais da área que investem na estratégia.
Quando comparado à busca orgânica, ou seja, quando o cliente chega até seu produto sem nenhuma divulgação, só digitando uma palavra no Google e achando seu site como resultado, 22% dos profissionais apontaram o marketing de influência como mais eficiente.
Os principais erros ao usar o marketing de influência
Mas, toda estratégia se não for bem traçada está sujeita a erros.
Público-alvo: o erro mais comum é não delimitar um público-alvo. Não adianta contratar um influenciador que tem 10 milhões de seguidores mas que não fala diretamente com seu público.
Por exemplo, se você quer conseguir motoristas para seu aplicativo de transporte, não faz sentido contratar uma influenciadora que fala exclusivamente de moda.
Conteúdo: depois de escolher um influenciador que fala diretamente com seu público-alvo, você precisa planejar o conteúdo. Consuma os conteúdos do seu influenciador, veja como seus concorrentes anunciam com outros influenciadores…
Não produza mais do mesmo e, principalmente, crie um conteúdo que combine com seu influenciador e que será facilmente encaixado na rotina de conteúdo dele.
Como usar o marketing de influência no seu app de transporte?
Agora que você está familiarizado com o marketing de influência, chegou a hora de utilizá-lo no seu app de transporte. Seu objetivo precisa ser bem claro. Para te ajudar, você precisa responder às seguintes perguntas:
- Você quer alcançar motoristas ou passageiros?
- O influenciador escolhido fala diretamente e engaja seu público-alvo?
- Qual seu orçamento para o marketing de influência?
- Como será o conteúdo produzido pelo influenciador?
- Qual rede social ele utilizará?
Logo depois de responder essas perguntas, você terá um esboço da sua parceria com o influenciador digital.
Um outro gatilho que pode ser usado no marketing de influência é o desconto. Vamos supor que seu influenciador é um youtuber. Ele produz um vídeo e fala do seu aplicativo nele.
Ao final do vídeo, ele diz que todos os passageiros que solicitarem corrida com seu aplicativo e usarem o cupom de desconto “INFLUENCIADOR10” terão 10% de desconto na primeira corrida.
Assim, além da confiança e da influência que o próprio influenciador já passa, o desconto será um impulsionador, afinal, todo mundo quer pagar menos. Uma vez usando seu app, ele ficará instalado no celular do passageiro e, se a experiência for boa, ele vai solicitar novamente.
Além disso, é interessante colocar esses custos com cupom de desconto no seu orçamento de conquista de usuários.
Os segredos do marketing
Além do marketing de influência, existem outras estratégias no meio digital para fortalecimento de marca e conquista de motoristas, passageiros e parcerias.
Dessa forma, para reunir tudo em um só lugar, nós preparamos um ebook com os segredos do marketing para você fazer sucesso na sua região.