A Uber possui mais de 600 mil motoristas no Brasil, preços acessíveis e um aplicativo fácil de usar. Então, como convencer o passageiro da Uber a usar o meu aplicativo?
Um dos maiores desafios para você que quer lançar o seu aplicativo de transporte é concorrer com a Uber.
Já mostramos algumas vezes aqui o poderio da multinacional americana no país. São mais de 600 mil motoristas cadastrados em mais de 100 cidades do Brasil. Além de um investimento em marketing e tecnologia de dar inveja.
Apenas em 2018, a empresa ganhou mais de 1 bilhão de reais no Brasil. Segundo pesquisa Mobile Time, a Uber é favorita de 80% dos usuários de transporte por aplicativo.
No entanto, já mostramos que diversos empresários regionais estão conseguindo bater de frente com a Uber em suas cidades.
Para isso, cada um adapta o modelo de trabalho de acordo com as necessidade da região.
Porém, independente da cidade, algumas estratégias podem ser usadas para atrair mais passageiros para o seu aplicativo.
Afinal, ao ser dono de um app você terá duas metas: atrair passageiros e atrair motoristas.
Para saber como convencer um motoristas Uber a dirigir para o seu aplicativo, confira o material que preparamos para você.
Agora, vamos falar o que você pode fazer para atrair passageiros para o seu aplicativo.
Por que você ainda está na Uber?
Há algumas semanas, perguntamos para mais de cem usuários da Uber o que eles mais gostam na empresa. Além disso, questionamos o que fariam eles mudarem para um app regional.
Com base nessas repostas, preparamos os principais itens que seu aplicativo deve ter para convencer os passageiros da Uber a usar o seu app.
1 – Tenha preços menores do que a concorrência
O primeiro item é praticamente unanimidade. Digo praticamente pois, caso o seu aplicativo queira explorar um outro nicho como carros executivos ou luxuosos, é claro que você pode cobrar um preço maior.
No entanto, caso você queira concorrer com a Uber, não tem outra: você precisa cobrar menos do que a multinacional.
Como nossa pesquisa indicou, 67,5% dos usuários entrevistados disseram que trocariam a Uber por um app mais barato.
Por isso, fique sempre de olho nos preços cobrados tanto pela Uber, quanto pela 99 na sua cidade. Busque cobrar cerca de 10% menos.
Caso você seja motorista de aplicativo, pode estar se sentindo incomodado com essa situação, já que os preços das corridas Uber já são muito baixos.
No entanto, lembre que é possível cobrar menos do passageiro e dar uma melhor remuneração para o motorista.
Por exemplo, imagine que em um mês, um passageiro gastou 4 mil reais com corridas na Uber. Levando em conta a taxa de 25%, 1 mil reais são ganhos do aplicativo e 3 mil reais ficam com o motorista.
Como indicamos no texto como “convencer um motorista da Uber a dirigir pelo meu aplicativo”, o ideal é não cobrar taxas e sim mensalidades. Então, imagine que você cobre uma taxa de 100 reais por mês.
Dessa forma, é possível que aquele passageiro que gastou 4 mil na Uber, gaste 3,5 mil reais no seu aplicativo. Tirando a taxa de 100 reais, o motorista ficaria ainda com 3,4 mil reais no mês.
Assim, o gasto será menor para o passageiro e os ganhos maiores para o motorista.
2 – Tenha motoristas disponíveis e próximos
Ninguém gosta de esperar muito por uma corrida. Por isso, é importante que você tenha motoristas para atender a demanda dos seus passageiros.
É claro que ter muito passageiro é um problema que todo gestor de aplicativo gostaria de ter. No entanto, caso você não solucione essa equação, seu app pode ter um crise séria de credibilidade.
Caso o passageiro peça uma corrida e fique muito tempo esperando, ele não vai querer sair da Uber. Por isso, fique de olho para atrair passageiros e motoristas. Vale a pena voltar e dar uma olhada no post sobre o assunto.
3 – Tenha opcionais
Cada passageiro tem sua necessidade. Alguns querem levar bagagens e compras. Outros querem levar seus cachorrinhos.
Há também o caso das mulheres que por se sentirem inseguras, preferem pegar um veículo dirigido por outras mulheres.
Por outro lado, cada motorista tem uma disponibilidade que deve ser respeitada. Ou seja, alguns não querem levar animais de estimação ou não possuem espaço para bagagens.
Assim, uma maneira excelente de sair na frente na competição com a Uber, é disponibilizar ao seu passageiro a possibilidade dele especificar sua necessidade. Dessa forma, você como gestor do aplicativo oferece opcionais para ele escolher o que precisa. Assim, o conecta com motoristas dispostos a realizar esse serviço.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um ebook com opcionais criativos para você oferecer ao seu passageiro e sair na frente da concorrência. Confira.
4 – Ofereça um atendimento padronizado de alta qualidade
Uma das maiores dificuldades de ter uma frota de 600 mil motoristas como da Uber, é oferecer um serviço de qualidade padronizado.
Dessa forma, o passageiro fica à mercê da sorte de ser atendido por um motorista bom em um carro bem cuidado ou em ser atendido por um motorista ruim em um carro caindo aos pedaços.
Você tendo um aplicativo regional e estando próximo dos motoristas, pode buscar realizar cursos para investir na padronização da qualidade do atendimento. Assim, o passageiro terá a certeza de que quando pedir o seu app, será bem atendido.
Você também deve oferecer para ele uma central de relacionamento para caso ele queira entrar em contato para resolver problemas como perda de objeto, cobrança indevida ou reclamações. Evite ter um call center para atender chamadas. Esse serviço deverá estar focado para realizar o atendimento a motoristas e passageiros.
5 – Tenha um aplicativo com tecnologia de ponta e design espetacular
Não há como negar a qualidade do aplicativo da Uber. Ele é intuitivo e fácil de usar.
Aliás, muitos dos entrevistados apontaram esse fator como o principal para eles usarem o app.
Por isso, para concorrer com ele, você precisa também de um aplicativo de qualidade.
Para criar um app com um desenvolvedor, os custos são altos. Por isso a Machine desenvolveu uma plataforma personalizável em que o empresário escolhe sua logo, nome e regras.
Isso dá a segurança para a empresa focar apenas na qualidade do serviço, na atração e retenção de clientes e motoristas. Toda parte tecnológica fica com a Machine.
O aplicativo possui um design moderno e de fácil uso para motoristas e passageiros.

E agora? Está pronto para lançar o seu aplicativo de transporte? Você pode conferir a história de alguns outros empresários regionais que decidiram seguir esse caminho.
Participe do nosso grupo no WhatsApp e não perca nenhuma notícia do mercado dos aplicativos de entregas e transporte de passageiros. Clique aqui.